Sercomtel e sua venda. E o Plebiscito?

*Por Eduardo Duarte Ferreira

Combalida, a Sercomtel parece que agora vai aos braços da iniciativa privada. Dando brioches ao povo, a Câmara aprovou legislação que permite a sua venda.
Agora vem a pergunta: Pode uma lei revogar a vontade popular manifestada no plebiscito de 2.001?
Creio que a soberana vontade popular contra a venda da Sercomtel, mesmo ocorrendo no já ultrapassado ano de 2.001, ainda prevalece.

Não estou aqui fazendo juízo sobre a necessidade da venda da empresa, mas sim, da questão legal que permeia a sua história.
Revogar a vontade popular por lei, me parece estranho, ainda que seus fins sejam louváveis. O plebiscito havido em 2.001 merece respeito e, somente uma nova consulta popular, poderia conferir legalidade à venda da empresa.
Para pensarmos: Poderia a Assembléia de um Estado revogar a emancipação de um município, contrariando lei e plebiscito anteriores?
Não podemos tratar o plebiscito, a mais alta expressão de um povo, com aquele velho jargão infantil: “não quero mais brincar disso.”

Eduardo Duarte Ferreira é advogado em Londrina

Compartilhe
Leia Também
Comente

14 Comments

  1. realidade

    ????????????? Os nobres vereadores do rolo compressor do Belinati, tiveram a capacisade de se questionar a este respeito???????????? Afinal ja dizia minha mãe: CABEÇA NAO É SÓ PRA SEPARAR AS ORELHAS, SERVE TAMBRM PRA PENSAR. OREIUDOS! 😂😂😂😂😂😂😎😎

  2. maria

    ainda permanece? só ouvir a voz do povo, 11 em cada 10 londrinenses querem a venda da sercomtel

  3. Fabio

    P Q P! Quanto mais mexe mais fede. Mas sempre foi assim.

  4. To vendo viu?

    Crime de PREVARICAÇÃO? ENRIQURCIMENTO ILICITO ou o quê ?

  5. Pera no mucho

    Fico imaginando o que seria de Londrina sem a Loura da Ferrari.

  6. Eu Recordo

    O autor da missiva não o braço direito do Antonio Belinati como Procurador do Município a Sercomtel foi vendida para Copel?

  7. Boa noite Londrina

    A verdade é que, o grupo Sercomtel já perdeu totalmente a credibilidade com o povo Londrinense…é muito dinheiro indo pelo ralo em todas as empresas do grupo, é lastimável ver acabar assim por falta de competência de muitos!!!!

  8. Dick

    Privatização atrasada. A Sercomtel deveria ter sido privatizada em 1998 quando o governo privatizou a Embratel e abriu o mercado de telecomunicação para o setor privado. Naquele ano, quem conhecia as leis básicas do capitalismo sabia que a Sercomtel acabava ali. Interessante que os londrinenses que aplaudiam a privatização comandada pelos tucanos em Brasília faziam em Londrina um discurso completamente fora da realidade defendendo a manutenção da Sercomtel como empresa pública. O ex-prefeito Nedson entendeu que a Sercomtel não teria fôlego para enfrentar a concorrência e tentou a privatização, pelo menos, da Sercomtel Celular. Muita gente defendeu o “amor londrinenses pela Sercomtel” com medo do prefeito petista ter um dindim extra para fazer obras na cidade e se fortalecer politicamente. Vamos torcer para a Sercomtel ter um bom comprador. Quem sabe o Carlos Slim…

  9. fazendo as contas

    5 milhoes de reais mensalmente a menos em impostos pagos pela SERCOMTEL. É isso mesmo, 5 milhoes de reais por mês entendeu ou quer que desenhe? Menos 800 mil reais em tiket refeicao por mes. Menos 1000 funcionarios com carteira assinada e suas familias desampadas. Alguns milhoes de reais a menos referente a folha de pagamento dos funcionarios. Como no efeito domino, toda cidade vai perder com a privatizacao da empresa. Quem viver vera.

    1. Fazendo História

      E os 300 milhões de de reais no fundo de pensão da Sercomtel, chamado de Supre?
      Vai pra qual região se casar a estatal quase falida?
      Os funcionários vão se dar bem.
      Não se preocupem.
      Serão incorporados pelo mecanismo do mercado.
      Tal qual os ex funcionários da extinta TEE, empreiteira do atual presidente Cláudio Tedeschi.
      Ou como os ex funcionários das extintas Dedic, Mayrink Góes, Maracaju, Rotec, Selmi Macarrão Galo, Transparaná, Café Itamaraty, e tantas outras empresas que fizeram história em Londrina.
      É assim que será a ex Sercomtel.
      Lembrada pelo escândalo da família de Antonio Belinati que a vendeu para a Copel e sumiu com o dinheirão e ninguém fez nada, até eleger O Sobrinho Marcelo Belinati que a extinguiu 21 anos depois.

  10. Antonio

    E a parte podre da coisa , fica pra quem a conta . Existe uma enxurrada de ações trabalhistas na empresa , muitas já ganhas em segunda instancia . Será que as idas e vindas sozinhas de um certo manobrista de carro sem noção indo falar besteira na Anatel já era parte do plano pra derrubar a empresa e forçar uma venda ?

  11. Vai Corinthians

    Seu paçoquinha com cebolinha, com a venda da Sercomtel, Mister vai perder Ipobe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios