Sindicato dos Jornalista do Norte do Paraná repudia atitude do presidente da CMTU

Nota Oficial

O Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná vem a público dizer que repudia a postura do presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), José Carlos Bruno de Oliveira, com relação à reportagem “CTR: vala de lixo está à beira do esgotamento”, publicada como manchete da edição do JL de quarta-feira, dia 19 de novembro. No final da tarde da quarta-feira, ele convocou uma entrevista coletiva com o objetivo de desqualificar a autora da reportagem, a jornalista Erika Pelegrino. Em momento algum Oliveira questionou o ponto central da reportagem, que é o de que a vala do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) usada atualmente para receber o lixo domiciliar tem capacidade para mais 100 dias de vida útil e a nova vala entrará em operação em 130 dias.
Oliveira garante que a licitação aberta para contratar a empresa que vai fazer a nova vala não terá problemas e que tudo será feito dentro do prazo. Mas o seu posicionamento, como mostra a reportagem, é visto com desconfiança dentro da própria gestão da qual ele faz parte. O presidente da CMTU usou a entrevista coletiva apenas para defender a tese de que o risco apontado na reportagem não existiria, embora em momento algum tenha negado um único dado citado no texto. Na verdade, o que deixou Oliveira irritado foi a submissão do “discurso perfeito” do mundo oficial ao escrutínio que o jornalismo deve fazer.
O ataque do presidente da CMTU à repórter não ofende apenas Erika Pelegrino como pessoa e jornalista. Ofende a liberdade dos profissionais de imprensa de fazerem o seu trabalho com independência, que é um dos pilares das democracias modernas. O que legitima o direito dos jornalistas de buscarem informações para submeter o discurso governamental ao contraditório é o direito do cidadão de saber o que fazem os governos e os governantes. Não cabe no século XXI o discurso de Luís XIV, o “Rei Sol”, de que o Estado era ele. A verdade não é o presidente da CMTU e seus arroubos autoritários. Ela precisa ser buscada incansavelmente por meio do jornalismo. É isso o que a sociedade espera dos jornalistas. E é a liberdade de atuação profissional, com responsabilidade e ética, que o Sindicato dos Jornalistas vem a público defender.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná
Londrina, 20 de novembro de 2014.

Compartilhe
Leia Também
Comente

3 Comments

  1. marcelo

    Isto é o tipo de pessoas competentes que este prefeito Lopes face tem, alem de não terem nenhuma capacidade são mal educados e atrevidos , pois pensam que são intocáveis como a maioria dos que ocupam cargos nesta administração, incluindo ai os nobres vereadores. Que pena Londrina alem de um péssimo Prefeito tem uma equipe de baixíssima capacidade , com raríssimas exceções.

  2. marcos

    será que essa gestão técnica do Kireef não passa somente pelos portões da sociedade rural que experiencia tem esse tal para estar onde esta cabide de emprego simmmmmmmmm

  3. CORNETA

    Prefeito a responsabilidade e toda sua.Colocou uma pessoa que se acha superior a tudo e a todos, em uma empresa que sempre a problemas de varias ordens.Este senhor na SRP, em sua gestão já aprontou poucas e boas, causando grande racha na referida sociedade rural.Seu calvario irá começar por ai seu Alexandre Lopes.Em tempo junto com o presidente da CMTU, esta o aspone Je Luiz ou ze do porco, tbem um poço de educação, vais longe .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios