UEL é habilitada para fazer exames de coronavírus

Assessoria da UEL

do N.Com

O Laboratório Central do Estado (Lacen) habilitou o Hospital Universitário (HU/UEL) a fazer os exames de coronavírus como parte integrante do Sistema Estadual de Laboratórios de Saúde Pública (Seslab). O documento foi enviado na última sexta-feira (15) à reitoria da instituição e representa a última etapa dentro do processo de credenciamento do HU/UEL para realizar os testes, em consonância com a Resolução Estadual que estabelece critérios de qualidade e de biossegurança para as unidades da rede de laboratórios que prestam serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O documento reconhece o HU/UEL como unidade integrante do sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), capacitado para fazer os testes RT-PCR, considerado o “Padrão Ouro” no diagnóstico do coronavírus. A habilitação foi pleiteada pela UEL a partir de articulação com as secretarias municipal e estadual de Saúde, a fim de descentralizar, no Paraná, os exames laboratoriais de testagem da Covid-19, com o objetivo de dar maior agilidade nos testes.

Foto: assessoria de imprensa da UEL

Os exames já estão sendo realizados por meio de parceria entre a Prefeitura de Londrina, que adquiriu os insumos para realização dos testes, e o HU/UEL, que faz a execução dos diagnósticos. O objetivo é ampliar substancialmente a capacidade de testagem da doença no município, chegando a realizar 200 testes por dia, o que permitirá ter um cenário mais fidedigno da circulação do vírus na cidade. (leia mais)

Deixe uma resposta