Você usa marcapasso? Médicos vão orientar população sobre o uso do equipamento

Da Assessoria
O dia 23 de setembro, próxima segunda-feira, marca em todo o País o “Dia do Portador de Marcapasso”, instituído pela Associação Brasileira de Cardiologia. A meta é despertar a população portadora de coração lento (“bradicardia”) para os recursos que o marcapasso oferece para salvar vidas, lembra o cardiologista londrinense Claudio Fuganti, professor e chefe do departamento de Cardiologia no curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina e diretor da (ABEC) Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial.

O médico paranaense, um dos maiores especialistas na área, vai coordenar uma ação esclarecedora no andar térreo do Aurora Shopping, das 10 às 18 horas, orientando as pessoas e tirando dúvidas sobre o uso do marcapasso. Como, por exemplo, se o portador do equipamento pode passar em porta giratória nos bancos ou se é necessário algum cuidado especial com equipamentos de scanner. Estas e outras dúvidas recorrentes sobre o tema poderão ser respondidas também pelas cartilhas informativas – o “ABC do marcapasso” – que serão distribuídas ao público.

A campanha tem como mote “Tome uma medida de pulso”! Especialistas estarão à disposição da população no Aurora Shopping neste dia para prestar informações a respeito do que é o marcapasso, como funciona, quando pode ser utilizado, os cuidados pré e pós-operatórios, como é o dia seguinte à sua implantação e outras dúvidas frequentes.

Apesar dos mais de 400 mil marcapassos implantados em pacientes no Brasil, o País é o que menos recorre a este recurso na América do Sul, destaca o cardiologista londrinense. “A campanha alerta para o risco que os batimentos cardíacos abaixo de 50 por minuto podem significar”, ele diz, recomendando que se procure um especialista em Estimulação Cardíaca Eletrônica quando algum sintoma for percebido.

Serviço: Dia do Portador de Marcapasso
Data: 23 de setembro de 2019 (segunda-feira)
Horário: 10 às 18 horas
Onde: Aurora Shopping de Londrina (Avenida Ayrton Senna, 400 – Gleba Palhano, Londrina)- andar térreo – próximo à agência de turismo CVC.
Médico responsável pela ação: professor-doutor Claudio Fuganti

Um comentário em “Você usa marcapasso? Médicos vão orientar população sobre o uso do equipamento

  • 20/09/2019, 08:25 em 08:25
    Permalink

    Em relação ao Dr Claudio Fuganti, podemos afirmar sem receio (não menosprezando outros bons médicos que temos em Londrina) que ele “É O CARA”. Um abraço fraterno Dr.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: