Desde 2008

Editor:
Cláudio Osti

Corpo de Hermeto Pascoal será sepultado amanhã

1 comentário

Corpo de Hermeto Pascoal será sepultado amanhãO velório do multi-instrumentista e produtor musical Hermeto Pascoal ocorre na segunda-feira, 15, na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, no Rio. Hermeto Pascoal morreu aos 89 anos neste sábado —ele teve falência múltipla dos órgãos.

O velório será aberto para o público entre as 14h e as 21h. O artista, conhecido por suas amplas contribuições à música brasileira, será velado amanhã no espaço público nomeado em homenagem a ele, na Praça 1º de maio.

O espaço público é próximo ao Jabour, bairro onde ele morou grande parte da vida.

Hermeto Pascoal morreu ontem, no Rio de Janeiro, em decorrência de falência múltipla dos órgãos, enquanto estava internado.

Nascido em 22 de junho de 1936, em Lagoa da Canoa, interior de Alagoas, Hermeto cresceu em contato profundo com o sertão, com a natureza, com a realidade rural do Nordeste. Albino, ele evitou, desde cedo, trabalhos no campo expostos ao sol, mas esse fato físico — e sua sensibilidade — marcaram uma percepção apurada do mundo ao seu redor. Dos sons mais simples — água, vento, barulho de animais, objetos do cotidiano — ele fez matéria-prima para sua música.

Autodidata, começou a tocar ainda jovem, com o acordeom do pai, e foi se aperfeiçoando nas múltiplas facetas que assumiria: compositor prolífico, arranjador sofisticado, improvisador radical, construtor de universos sonoros onde o limite entre música e som do mundo se tornava permeável.

Hermeto nunca se contentou em seguir caminhos já trilhados. Misturou ritmos brasileiros — samba, chorinho, forró, MPB — com improvisação, experimentalismo, texturas sonoras incomuns. Usou panelas, chaleiras, brinquedos infantis, até animais em seus arranjos. Sua música era instigante, às vezes desconcertante, sempre profundamente original.

Seus prêmios, reconhecimentos internacionais e homenagens nacionais confirmam não só sua genialidade, mas sua capacidade de tocar diversos públicos e influenciar muitas gerações. Ele recebeu diversas distinções, como prêmios Grammy Latino, títulos honoris causa, prêmios de música instrumental, etc.

Tópicos:
Compartilhe:

Veja também