
O Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal concederam em 2024 quase 10 mil habeas corpus a traficantes no Brasil. O tempo médio de prisão de criminosos presos portando fuzis no Brasil é de apenas oito meses. Essas e outras declarações fortes (e verdadeiras) são de um dos maiores especialistas em segurança pública do Brasil, o Coronel da reserva Fernando Montenegro.
Ele é o entrevistado do EsplanaTalk (think tank da Coluna) deste mês de novembro de 2025. “Ou seja, nós temos a polícia que mais prende no mundo, mas também a Justiça que mais solta no mundo”, comenta ele. Fernando Montenegro tem no currículo grandes experiências em operações especiais. Comandou a conhecida ocupação do Complexo de favelas do Alemão no Rio de Janeiro entre os anos 2010 e 2012.
Confira a entrevista completa no canal no Youtube (@EsplanaTalk).















1 comentário
Genildo
10.000/365=27,3972 traficantes libertos pelo STF por dia. O sonho de qualquer grande banca de advogados no Brasil, e não estamos falando de traficantes de biqueiras, lojinhas…….. estamos falando de GRANDES traficantes, na maioria sob o argumento da presunção de inocência e pra quem não sabe, trafico de drogas é equiparado a crime hediondo. Não vou nem citar as ordens para a devolução de bens apreendidos como lanchas, helicópteros, veículos, imóveis……..
O problema do Brasil é pichar estátua com batom, aí dá 14 anos de prisão em regime fechado, tráfico tá de boas, até o Lula acha que traficante é vítima dos dependentes.
E tem gente que aplaude……..