O mundo Invisível entre eles …..

Por Mário César Carvalho

Na sua obra ficcional “O Mundo Invisível Entre Nós”, Catlín R. Kiernan fala sobre dois mundos na existência humana, um real e outro invisível que coexistem simultaneamente. Em uma atmosfera única e distorcida misturam-se vida e morte, abundância e falta, alegria e tristeza, satisfação e sofrimento que opostamente juntos ostentam uma beleza perturbadora e peculiar. Um verdadeiro passeio por cenários obscuros.

Em tempos de Covid-19, entre informações e desinformações, arroubos e titubeios de políticos e autoridades acabam por materializar a realidade imaginada pela Autora. É a partir do mundo invisível – para as pessoas comuns – dos gabinetes virtuais e da certeza de que os próprios salários e remunerações serão pagos religiosamente todos os meses que são tomadas decisões que refletem diretamente no mundo real da maior parte da população que vive no mundo real.

Se por um lado não se pode negar a existência de um surto virótico de alto risco que precisa ser controlado, por outro não dá para desprezar a questão econômica e social daquela parcela significativa de cidadãos que luta para manter seus negócios funcionando e, principalmente, daquela outra – maioria – que sobrevive daquilo que produz no dia-a-dia.

É fácil e cômodo decidir ou se omitir pelo isolamento social à partir de suas próprias expectativas políticas futuras ou da cegueira social que impede enxergar o mundo real que precisa sair de casa para “ganhar de dia para comer de noite”.

A ficção e realidade presentes nessa obra de Kiernan mostram que a falta de senso coletivo e porquê não dizer, de humanidade, faz com que o mundo invisível ignore ou simplesmente não consiga entender o mundo real. E apesar da ficção imaginar uma realidade que pode ser, muitas vezes ela acaba por reproduzir aquilo que de fato ela já é.

Mário César Pinto Carvalho é advogado em Londrina

2 thoughts on “O mundo Invisível entre eles …..

  • 20/07/2020, 22:49 em 22:49
    Permalink

    Muito bom o texto. Parabéns ao autor pelas sábias palavras.

    Resposta
  • 21/07/2020, 10:35 em 10:35
    Permalink

    Infelizmente e a realidade!!

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: