RBS embranquece Saci, símbolo do Internacional, e provoca revolta dos torcedores

Da Revista Forum

Ao anunciar o título do Internacional do campeonato gaúcho, a RBS, afiliada da rede Globo na região, utilizou a imagem de um Saci branco no lugar do mascote tradicional do clube, que é fiel à figura do Saci da cultura popular brasileira: negro e com um cachimbo na boca. Imagem gerou revolta de torcedores nas redes sociais

A RBS, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul, vem sofrendo uma série de críticas por ter praticado o que torcedores e ativistas entendem como racismo. Ao anunciar, no fim da partida entre Internacional e Juventude, neste domingo (9), a conquista do hexacampeonato estadual do colorado gaúcho, a emissora colocou na tela a imagem de um “Saci branco” no lugar do mascote tradicional do clube, que é um Saci negro, com um cachimbo na boca, conforme descrito no folclore brasileiro e na cultura popular.

Comparativo entre o Saci inventado pela RBS e o mascote tradicional do clube. (Reprodução)
Comparativo entre o Saci inventado pela RBS e o mascote tradicional do clube. (Reprodução)

“O saci é o único mascote negro dos clubes de futebol. Porque ele ficou branco na comemoração do hexa campeonato do meu colorado?”, escreveu, em seu Facebook, a deputada federal Manuela D’ávila (PCdoB-RS), que é torcedora do clube.

Um comentário em “RBS embranquece Saci, símbolo do Internacional, e provoca revolta dos torcedores

  • 11/05/2016, 13:38 em 13:38
    Permalink

    Ta na cara que é racismo, e também ta cara que não vai dar em nada… só quis dizer!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: