
O vereador de Apucarana Adan Lenharo (DC) anunciou na quarta-feira (05), durante a sessão da Câmara de Apucarana, a apresentação de um projeto de lei que propõe a concessão do título de Cidadão Honorário do Município ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL).
Na justificativa do projeto, Lenharo afirma que o ex-presidente é “amado pelos apucaranenses”. “Bolsonaro foi o melhor presidente que este país já teve”. Segundo o vereador, o título visa reconhecer os serviços prestados pelo ex-presidente – ninguém sabe exatamente qual serviço, mas, enfim.
Lembrando que a homenagem ao ex-presidente, que pode ser preso por participar de uma tentativa de golpe de estado, não deixa de ser curiosa sendo proposta em Apucarana, cidade de Antônio dos Três Reis Oliveira.
Bolsonaro sempre foi defensor da ditadura militar. Mais do que isso, em vários videos aparece falando sobre seu apoio à tortura, tendo como ídolo o ex-coronel Carlos Brilhante Ustra, um dos mais famosos torturadores do período militar.
O nobre edil Leharo talvez não tenha memória ou não conhece a história. Mas, até hoje milhares de pessoas se lembram
do apucaranense Antônio dos Três Reis Oliveira, filho de Ageu de Oliveira e Gláucia Maria Abadia de Oliveira, irmão do empresário da comunicação, Baltazar Eustáquio de Oliveira, o Taquinho. Antônio dá nome a uma das escolas de Apucarana.
Antônio Três Reis Oliveira começou a lutar contra a ditadura militar e foi dado por desaparecido na cidade paulista de Taubaté em 1970, quando tinha 26 anos de idade. Em 1991, o nome de Antônio foi encontrado nos arquivos do DOPS no Paraná, identificado como “falecido”.
Três Reis fez o curso ginasial no Colégio Nilo Cairo e estudou Ciências Econômicas na Feccea, em Apucarana. Era membro da União Paranaense de Estudantes. Junto com José Idésio Brianesi, também assassinado durante a ditadura, produzia programas para a rádio local.
Ele foi indiciado no Processo 15/1968 por sua participação no 30.º Congresso da União Nacional de Estudantes (UNE), bem como no inquérito policial n° 9/1972. Foi excluído de ambos em decorrência de sua morte. Segundo denúncia de presos políticos de São Paulo, em documento datado de março de 1976, Três Reis foi metralhado, juntamente com Alceri Maria Gomes da Silva, em 10 de maio de 1970, em sua casa, em Tatuapé (SP), por agentes da Operação Bandeirantes (Oban).
Dias depois, em 21 de maio, foi enterrado, como indigente, no Cemitério de Vila Formosa, em São Paulo.
E o vereador Lanharo quer dar um título de cidadão honorário a quem defende os algozes de Três Reis.
















4 comentários
Vera
Vergonhoso um vereador não conhecer a história da sua cidade.
Segue
https://www.pacocacomcebola.com.br/destaque/candidata-a-vereadora-admite-fraude-em-campanha-de-apucarana-e-composicao-da-camara-pode-mudar-novamente/
esse vereador pode cair e sair… Tchau DC, tchauzinho Adam Órfão
Gostaria
Não dá ideia para a Tomásindo e Santón e Jessicón.
Eles até fazem até ato de solidariedade para o Pablo Marçal
História
Adan Lenharo deveria consultar o pai do seu amigo do peito André Luis, sobrinho do falecido e filho do Taquinho – irmão do falecido líder estudantil.
Baltazar Eustáquio é dono de grupo de comunicação e gráfica e sabe bem da história.
Leia mais garotão alegre – https://arquivo2003.aen.pr.gov.br/Noticia/Requiao-visita-em-Apucarana-obra-de-um-dos-colegios-mais-modernos-do-PR#:~:text=%E2%80%9C%C3%89%20a%20fam%C3%ADlia%20que%20homenageia,de%20Antonio%2C%20agradeceu%20a%20homenagem.
E
https://arquivo2003.aen.pr.gov.br/Noticia/Aprovada-homenagem-estudante-de-Apucarana-morto-pela-ditadura-militar
Pensa bem garotão da mocidade alegre
https://images.app.goo.gl/oW7qE2e28LWzPeq6A
Olha aí
https://www.assembleia.pr.leg.br/comunicacao/noticias/assembleia-entrega-titulo-de-cidadao-benemerito-ao-jornalista-baltazar-eustaquio-de-oliveira