Você já deve ter ouvido falar do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos). Ele é famoso nas redes sociais, um influencer, como se diz hoje em dia.
Pois bem, falastrão como poucos, o UOL informa que ele foi afastado do cargo hoje, por decisão da Justiça após pedido da PF (Polícia Federal). Ele é um dos alvos da segunda fase da operação Copia e Cola, que apura irregularidades em contratos de saúde pública em São Paulo.
O que aconteceu
O UOL apurou que a Polícia Federal pediu o afastamento de Manga, conhecido como “prefeito tiktoker“. O órgão investiga a contratação pela Prefeitura de Sorocaba de uma organização social sem fins lucrativos por meio de contrato emergencial. A organização é suspeita de desvios de recursos públicos.
Manga está em Brasília e associou o afastamento do cargo à sua presença na capital federal. Ele disse que foi ao Palácio da Justiça ontem para pedir que o Exército seja colocado na rua. “Os caras tentam tirar do jogo qualquer um que ameaça a candidatura deles”, afirmou, em vídeo postado nas redes sociais. Operação cumpriu sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva. As ordens judiciais foram expedidas pelo TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região). A PF não divulgou a identidade dos alvos, e Manga não era alvo de mandado de prisão.
Justiça também determinou o sequestro e a indisponibilidade de bens de alguns dos investigados. Somados, os bens valem cerca de R$ 6,5 milhões, segundo divulgou a PF. Ainda foi determinada a aplicação de medidas cautelares, como suspensão de função pública e proibição de contato com determinadas pessoas. Não há informações se bens do prefeito foram sequestrados.
Investigados poderão responder por corrupção ativa e passiva e outros crimes. Dentre eles estão: peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e organização criminosa.
Eu quero dizer para vocês que eu não vou desistir de Sorocaba, não vou desistir do Brasil. Isso que eles estão tentando fazer vai fazer o nosso nome soprar ainda mais, porque Deus não falha.
Rodrigo Manga, no Instagram
Prefeitura de Sorocaba disse que se manifestará por nota. Este texto será atualizado após a manifestação.
Manga também foi alvo da 1ª fase da operação
Primeira fase da Copia e Cola foi em 10 de abril. Conforme a PF, o material apreendido há sete meses ajudou a identificar outros suspeitos de envolvimento no esquema, incluindo empresas. Estes suspeitos foram alvos da operação de hoje.
Casa de Manga e sede da Prefeitura de Sorocaba sofreram buscas da PF na primeira fase. Os agentes também foram à Secretaria da Saúde e ao diretório municipal do Republicanos, na ocasião.
Trata-se da terceira investigação envolvendo Manga. Ele já foi alvo de operações que apuram outros desvios na saúde e na compra de kits de robótica.
Investigação iniciada em 2022 mostrou fraudes na contratação de uma organização social de serviços de saúde em Sorocaba. A PF disse ter identificado lavagem de dinheiro por meio de recursos em espécie, boletos e negociações imobiliárias.
Quem é o “prefeito tiktoker”
Manga, no cargo desde 2021, é conhecido como “prefeito tiktoker”. Ele faz sucesso nas redes sociais com vídeos bem-humorados. Tem 3,8 milhões de seguidores no Instagram e 3,3 milhões no TikTok.
Prefeito foi reeleito no primeiro turno das eleições de 2024, com 73,75% dos votos, segundo o TSE. De direita, derrotou o candidato do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e contou com apoio tímido do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).















2 comentários
Careca
Marcos Careca precisa urgentemente parar de agir como candidato e começar a atuar como gestor.
A pasta exige trabalho sério, não campanha disfarçada.
Já tem vereador roendo de ciúmes, e quando político começa a sentir isso, a queda é só questão de tempo.
Até nas bandas da Rua Araguaia andou circulando e o comentário é um só, menos selfie, mais serviço.
Panela
Lembra o João de Deus e suas curas milagrosas mediante pagamento e alento sexual ou a guru do abraço e sua fortuna.