
Pois bem, falastrão como poucos, o UOL informa que ele foi afastado do cargo hoje, por decisão da Justiça após pedido da PF (Polícia Federal). Ele é um dos alvos da segunda fase da operação Copia e Cola, que apura irregularidades em contratos de saúde pública em São Paulo.
O que aconteceu
O UOL apurou que a Polícia Federal pediu o afastamento de Manga, conhecido como “prefeito tiktoker“. O órgão investiga a contratação pela Prefeitura de Sorocaba de uma organização social sem fins lucrativos por meio de contrato emergencial. A organização é suspeita de desvios de recursos públicos.
Manga está em Brasília e associou o afastamento do cargo à sua presença na capital federal. Ele disse que foi ao Palácio da Justiça ontem para pedir que o Exército seja colocado na rua. “Os caras tentam tirar do jogo qualquer um que ameaça a candidatura deles”, afirmou, em vídeo postado nas redes sociais. Operação cumpriu sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva. As ordens judiciais foram expedidas pelo TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região). A PF não divulgou a identidade dos alvos, e Manga não era alvo de mandado de prisão.
Justiça também determinou o sequestro e a indisponibilidade de bens de alguns dos investigados. Somados, os bens valem cerca de R$ 6,5 milhões, segundo divulgou a PF. Ainda foi determinada a aplicação de medidas cautelares, como suspensão de função pública e proibição de contato com determinadas pessoas. Não há informações se bens do prefeito foram sequestrados.
Investigados poderão responder por corrupção ativa e passiva e outros crimes. Dentre eles estão: peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e organização criminosa.
Eu quero dizer para vocês que eu não vou desistir de Sorocaba, não vou desistir do Brasil. Isso que eles estão tentando fazer vai fazer o nosso nome soprar ainda mais, porque Deus não falha.
Rodrigo Manga, no Instagram
Prefeitura de Sorocaba disse que se manifestará por nota. Este texto será atualizado após a manifestação.
Manga também foi alvo da 1ª fase da operação
Primeira fase da Copia e Cola foi em 10 de abril. Conforme a PF, o material apreendido há sete meses ajudou a identificar outros suspeitos de envolvimento no esquema, incluindo empresas. Estes suspeitos foram alvos da operação de hoje.
Casa de Manga e sede da Prefeitura de Sorocaba sofreram buscas da PF na primeira fase. Os agentes também foram à Secretaria da Saúde e ao diretório municipal do Republicanos, na ocasião.
Trata-se da terceira investigação envolvendo Manga. Ele já foi alvo de operações que apuram outros desvios na saúde e na compra de kits de robótica.
Investigação iniciada em 2022 mostrou fraudes na contratação de uma organização social de serviços de saúde em Sorocaba. A PF disse ter identificado lavagem de dinheiro por meio de recursos em espécie, boletos e negociações imobiliárias.
Quem é o “prefeito tiktoker”
Manga, no cargo desde 2021, é conhecido como “prefeito tiktoker”. Ele faz sucesso nas redes sociais com vídeos bem-humorados. Tem 3,8 milhões de seguidores no Instagram e 3,3 milhões no TikTok.
Prefeito foi reeleito no primeiro turno das eleições de 2024, com 73,75% dos votos, segundo o TSE. De direita, derrotou o candidato do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e contou com apoio tímido do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).















4 comentários
Jordão Bruno
O prefeito de Sorocaba escapou da prisão, pelo menos por ora. Já o seu operador financeiro, pego com a contabilidade da propina, está em cana: O PASTOR JOSIVALDO. Provavelmente vai ter muito tempo disponível para conversar com Deus. Kkkkkkk
Zezinho da Silva
Mais um soldado da extrema-direita, ou melhor, mais um antipetista de carteirinha pego com a mão na bufunfa. Como o “amigo corrupto de Trump”, esse tiktoker tem uma mãe maravilhosa que também compra imóvel com dinheiro vivo, in cash. Mais um, não falha um!
Careca
Marcos Careca precisa urgentemente parar de agir como candidato e começar a atuar como gestor.
A pasta exige trabalho sério, não campanha disfarçada.
Já tem vereador roendo de ciúmes, e quando político começa a sentir isso, a queda é só questão de tempo.
Até nas bandas da Rua Araguaia andou circulando e o comentário é um só, menos selfie, mais serviço.
Panela
Lembra o João de Deus e suas curas milagrosas mediante pagamento e alento sexual ou a guru do abraço e sua fortuna.