
Alunos do projeto Orquestrando o Futuro apresentam concertos de fim de ano
Mais de 1.400 alunos de instituições municipais de Londrina que integram o projeto Orquestrando o Futuro, sobem ao palco do Teatro Marista nesta quarta (19) e quinta-feira (20) para apresentar o que aprenderam durante as oficinas do projeto. Serão dois dias repletos de música, emoção e encantamento, com a participação das crianças e professores.
Neste ano, o tema é dos concertos “CineMúsica”, uma viagem sonora pelas telas do cinema, com um repertório repleto de clássicos. O público vai poder curtir canções inesquecíveis de trilhas sonoras de filmes como Rei Leão, A Bela e a Fera, Frozen, Piratas do Caribe, Tarzan, Vingadores, Star Wars e muitos outros.
Durante a apresentação, serão projetadas cenas dos filmes, tornando o espetáculo ainda mais envolvente. Os concertos integram o 1º Festival Artístico Cultural do Programa Vencer e contam com a participação especial dos professores do projeto – músicos da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina – que acompanham os alunos no palco.
As apresentações têm entrada gratuita. Os convites foram distribuídos nas escolas participantes, limitados à capacidade do teatro.
Repertório
O repertório dos alunos dos CMEIS traz trilhas conhecidas: Sítio do Pica Pau Amarelo, Tarzan, Frozen, Meu Malvado Favorito, Smurfs, Família Adams, Piratas do Caribe, Mogli e Rei Leão. Já dos estudantes das Escolas Municipais tem: A Bela e a Fera, Wall E, Spider Man, Titanic, Vingadores, Aladdin, Game of Thrones, Rei Leão, Superman, Tarzan, Star Wars, entre outros.
Professores no palco
Acompanham os alunos os professores: Bárbara Scarinci (violino), Múcio Lobato (violino), Natanael Fonseca (viola e violão), Jorge Silva (contrabaixo) e Vanderlei Oliveira (violoncelo), – todos integrantes do Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina – assim como os professores Miriam de Souza (viola), Rodrigo Poggian (viola), Kelleagnes Marques (musicalização), Beathriz Caetano (musicalização) e Letícia Marchiori (musicalização). Todos os arranjos das músicas foram feitos por Natanael Fonseca. A coordenação geral do projeto é da pianista e produtora Irina Ratcheva.
O projeto
O projeto “Orquestrando o Futuro – Oficinas de Musicalização” é uma atividade realizada pela Artis Colegium Associação Cultural, com o financiamento e apoio da Prefeitura de Londrina pela Secretaria Municipal de Educação por meio do Programa Vencer. O objetivo é estruturar e aplicar a vivência musical através de oficinas de musicalização, através de introdução à prática de ensino coletivo, utilizando instrumentos de cordas.
O projeto nasceu em 2023 e hoje atende 23 unidades escolares municipais, somando 74 turmas já foram atendidos mais de 2 mil alunos entre 3 e 11 anos de idade. A metodologia utiliza prioritariamente o tradicional folclore musical brasileiro, principalmente as Cantigas de Rodas e Cirandas. Além das oficinas, os alunos podem participar de diversas atividades como concertos didáticos, palestras, guia didático, rodas de conversas e pesquisas. As crianças têm acesso aos instrumentos musicais, que pertencem à Artis Colegium, mas podem levar para casa para treinar.
“As apresentações das Escolas Municipais também contarão com a participação de alunos do projeto de oficinas homônimo, Orquestrando o Futuro, que tem patrocínio da Secretaria de Cultura. São alunos das mesmas Escolas divididos em naipes de violinos, violoncelos e contrabaixos”, explica a coordenadora do projeto, Irina Ratcheva.
O evento é uma realização da Artis Colegium, Programa Vencer e Secretaria Municipal de Educação, com apoio da TCGL, Unimed Londrina e Teatro Marista.
Agenda:
Concertos de fim de ano do projeto Orquestrando o Futuro
Quarta-feira (19): 10h e 14h30 – apresentações dos CMEIs
Quarta-feira (19): 19h – Escolas Municipais
Quinta-feira (20): 16h – Escolas Municipais
Onde: Teatro Marista













