Desde 2008

Editor:
Cláudio Osti

O Santa Fé e a pouca caridade durante a Campanha da Fraternidade

9 comentários

A campanha da Fraternidade de 2026, iniciada pela Igreja Católica, tem como tema: “Fraternidade e Moradia. Ele (Cristo) veio morar entre nós”.

O cartaz da campanha mostra um banco de praça com uma pessoa coberta, representando um morador em situação de rua. As chagas nos pés descobertos dão a entender que a pessoa dormindo na praça é Jesus Cristo.

Os principais conceitos do Cristianismo são o Amor ao Próximo, o Perdão, a Caridade.

Em Londrina circulam pela cidade mais de mil pessoas em situação de rua, sem ter onde morar.

Aí você se depara com este video publicado pelo vereador de Londrina, Valdir do Santa Fé atropelando qualquer conceito de caridade:

Compartilhe:

Veja também

9 comentários

  • Senhores Vereadores, política é servir, não se servir.

  • Eu não espero mais nada desta Câmara, pra ser bem sincero, não espero mais nada da politica..

  • Disque 100 - Direitos Humanos

    Vamos discar no Disque 100 dos Direitos Humanos (denúncias identificadas ou anônimas).

  • RISCOS DE MAIS CRIMES

    ​ Outras Configurações Criminais
    ​Dependendo da gravidade da abordagem, o agressor pode responder por:

    ​Constrangimento Ilegal (Art. 146): Tentar forçar a pessoa a sair de um local público mediante ameaça.

    ​Injúria (Art. 140): Utilizar termos humilhantes ou ofensivos que firam a dignidade da pessoa.
    ​Perseguição / Stalking (Art. 147-A): Perseguir o indivíduo de forma reiterada, perturbando sua liberdade ou privacidade.

    O Cenário em Londrina (PR)
    ​Embora Londrina tenha debatido recentemente leis municipais rigorosas sobre o uso de espaços públicos, é importante destacar:
    ​Decisão do STF (ADPF 976): O Supremo Tribunal Federal proíbe a remoção forçada de pessoas em situação de rua e o recolhimento de seus bens (como cobertores e documentos) pelo poder público.
    ​Ação de Particulares: Nenhuma lei municipal dá direito a um cidadão comum de “expulsar” ou ameaçar alguém na rua.
    Fazer justiça com as próprias mãos ou intimidar pessoas vulneráveis gera responsabilidade criminal.
    ​Os órgãos de direitos humanos em Londrina precisam se manifestar ativamente por esses abusos para garantir que a dignidade humana seja respeitada acima de posturas higienistas.

  • MP e Igreja irão se calar?

    Viver em situação de rua já é uma condição de extrema vulnerabilidade, e a lei brasileira é clara ao proteger a dignidade de qualquer indivíduo, independentemente de sua condição social ou moradia.

    ​O que diz a Lei sobre ameaça e Intimidação:

    ​Ameaçar qualquer pessoa, incluindo quem vive na rua, é crime previsto no Código Penal Brasileiro. A lei não faz distinção de classe social quando se trata de proteção à integridade física e psicológica.

    ​ Crime de Ameaça (Art. 147 do Código Penal)

    ​Prometer causar um mal injusto e grave por meio de palavras, gestos ou escritos.
    ​A Pena é a detenção de um a seis meses.
    As falas e gestos no vífeo comprovam tal atidude do Santa Fé.

    ​Alguém precisa denunciar no MP e entrar com pedido de cassação na Câmara Municipal.

  • Não é no gabinete deste vereador, que aconteceu aquela história mal contada, de assédio moral em cima da secretária, este edil deveria trabalhar para o que foi eleito, fiscalizar atos do executivo, a atender as demandas da população. Mais de tão fraco que é não se elege mais.

  • João Marcos

    Nossa, isso é grave e
    Inadmissível.
    Somada à tentativa de intimidação contra o apresentador Macedão, essa conduta expõe um manifesto desrespeito à liberdade de imprensa e formaliza uma nítida violação ao decoro parlamentar.
    Agressivo demais.

  • Jose Aparecido

    esse ser que se diz vereador nao tem a minima condicao de legislar pela cidade assim como outros tambem. o papel de vereador em londrina agora é ficar fazendo videos inaugurando tapa buracos, pedidos de quebra molas e outros como se isso fosse a coisa mais importante de suas ridiculas atividades. infelizmente nao sabemos votar, dificil aparcer candidatos de bem, quando aparece um ou uma com certa inteligencia o ego e o dinheiro fala mais alto, hoje nao escapa um dessa atual legislacao. voce perde muito londrina com essas coisas que se dizem vereador, com essa coisa que se diz prefeito.

  • Pois é, não somos a nação onde parte expressiva tem orgulho de dizer que segue o tripé: Deus, Pátria e Família?? No entanto, grande parte, é incapaz de compreender as inúmeras causas que levam pessoas a viver nas ruas e ainda, vários destes homens e mulheres que se dizem de fé e de família, alguns com mandato público (Prefeitos, Vereadores, Deputados…), são incapazes de construir políticas públicas voltadas para as pessoas que vivem nas ruas. É um problema que toda a sociedade precisa ter sensibilidade verdadeira e buscar pelo diálogo sincero, encontrar a solução. Bravatas e medias extremas, não irão resolver.

Deixe o seu comentário