Desde 2008

Editor:
Cláudio Osti

Filipe Barros, o “Cidadão BeneMaster”

6 comentários

Filipe Barros, o “Cidadão BeneMaster”

*Por José Antonio Periali

O presidente do PL paranaense, deputado federal Filipe Barros, recebeu na semana passada o título de “cidadão benemérito” de Londrina, cidade em que reside.

A iniciativa foi de uma colega de partido, notória por apresentar projetos esdrúxulos.

É frágil a justificativa para a honraria, já que Barros – que teve uma passagem tumultuada pela Câmara Municipal, onde iniciou sua carreira – se limita a direcionar recursos federais para Londrina, obrigação de todo parlamentar. Inquestionável é o compadrio e a motivação eleitoral da iniciativa. O título da Câmara foi uma alavanca midiática para o seu projeto de se eleger senador em outubro.

(Sergio Moro, seu correligionário e líder da disputa pelo governo do Paraná, estava esfuziante durante a cerimônia. Como mostra a foto, ambos estão escoltados por Deltan Dallagnol.)

Na manhã seguinte à entrega do título, a Polícia Federal deflagrou a operação de busca e apreensão contra o senador Ciro Nogueira, expoente do bolsonarismo, acusado de receber pelo menos R$ 18 milhões em propina do trambiqueiro Daniel Vorcaro para beneficiar o defunto Banco Master. O batom na cueca foi o projeto de emenda constitucional, redigido pelo Master e apresentado ao Senado por Nogueira, em 2023, que aumentava de R$ 250 mil para R$ 1 milhão o limite do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Se aprovado, o projeto expandiria ao infinito as falcatruas de Vorcaro.

Só que não foi. E então Barros entrou em cena, apresentando na Câmara dos Deputados proposta de teor e redação semelhantes. Em fevereiro deste ano, três meses após a liquidação do Master e eclosão do escândalo envolvendo Vorcaro e sua rede de colaboradores remunerados regiamente, o deputado retirou a proposta.

A operação contra Ciro Nogueira lançou Barros no epicentro do terremoto: a imprensa (essa coisa maldita!) não poupou a lembrança de sua iniciativa.

O deputado reagiu com uma nota oficial iracunda, alegando as melhores intenções em defesa dos “pequenos e médios investidores”, justificando a retirada do projeto para evitar “ilações que distorciam seu propósito” e desejando que “Daniel Vorcaro e sua gangue apodreçam na cadeia.”

A Polícia Federal não apontou até agora qualquer envolvimento de Barros com “Vorcaro e sua gangue”, o que faz dele, diante da prodigalidade do golpista com seus colaboradores, o Bom Samaritano do Congresso Nacional.

Se não há justa causa para o título de benemerência concedido pelos vereadores de Londrina, Barros merece – reconheçamos – uma estátua na rotatória, a poucos metros de seu escritório político, onde os bolsonaristas costumam se concentrar em suas manifestações “patrióticas”. E a comenda “Cidadão BeneMaster, o protetor dos investidores de boa vontade”!

Que os próximos capítulos deste escândalo não nos decepcionem… 

*José Antonio Pedriali é jornalista, escritor e articulista

 

Compartilhe:

Veja também

6 comentários

  • GLEISI QUER SABER - E O POVO TAMBÉM

    Quem paga a conta das temporadas do Filipe Barros em Curitiba, acompanhado de um séquito de assessores em seu bem-localizado escritório no Centro Cívico e nos restaurantes luxuosos da Capital? Por que o suposto pré-candidato parou de ir para Brasília? Por que tem gente investigada por estelionato nomeada em seu gabinete?

  • A cada dia fico mais convencido da INUTILIDADE de alguns vereadores. Título a um cara que só ficou em evidência qdo divulgou o vídeo xingando trabalhadores ????. Mas o vagabundo era o próprio, que sem nada de útil pra fazer produziu aquela pérola. Aliás o PL é mestre. Agora por ex. dois Deputados estão propondo um PL liberando o FGTS para comprar ARMAS, pasmem senhores. Armas de fogo, Revólver, Pistola, espingarda etc. Será que já estão pensando em armar a população para tentar novo GOLPE de ESTADO com Flavio das Rachadinhas e Ciro Master Nogueira?? Só falta agora vereadores concederem TITULO de CIDADÃO a estes dois bostis amantes da VIOLÊNCIA.

  • Zezinho da Silva

    E o Marreco Honestão prestigiando o lobista do Daniel Vorcaro na Câmara Federal. Se essa gente golpista voltar a governar o país, bye bye Brasil, aliás, Brazil!

  • Há se todos fossem eficientes como Lula…..hoje mesmo, em ano eleitoral retirou em benefício dos brasileiros a tal ” taxinhas das bruzinhas”………que ele mesmo criou, mas que em 2027 volta……sem as picanhas.
    Há se fosse o Bozo abaixando os impostos dos combustíveis…….certamente estaria inelegível.

    • Machado Silva

      Como bolsonarista gosta de faltar com a verdade, não é? Parace que esse comportamento está no DNA dos seguidores do Dark Horse. Lula não criou a “taxa das blusinhas”. Essa taxa foi criada inicialmente na Câmara Federal e depois levada ao Senado. Essa taxa foi incluída (o famoso jabuti em árvore) no Projeto Mover – este, sim, criado pelo governo – por pressão de empresários e o mais notório deles era o bolsonarista Veio da Havan, também conhecido como Luciano Hang. Lula queria vetar mas os partidos acabaram fazendo um acordo, e o tal “jabuti” ficou na Lei 14.902/2024. A TAXA DAS BLUSINHAS FOI UMA OPÇÃO DO CONGRESSO. Aliás, opção aplaudida pela CNI, um dos antros cheios de bolsonaristas, que até queria uma taxação superior a 20%.

    • antonio gonçalves filho

      Mas o Bolsonaro, em 2022 – ano em que perdeu a eleição-, retirou o imposto federal sobre os combustíveis e forçou os estados a reduzirem drasticamente o ICMS, prometendo ressarci-los. E deixou a conta para o Lula…

Deixe o seu comentário