O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança, nesta terça-feira (12), o programa Brasil Contra o Crime Organizado e anuncia medidas voltadas à segurança pública. O pacote prevê investimento de R$ 11 bilhões, sendo R$ 1 bilhão do Orçamento da União e R$ 10 bilhões via empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para os estados.

“O Brasil contra o Crime Organizado foi construído em diálogo com os estados, especialistas e forças de segurança pública, e tem por objetivo desarticular as bases econômicas, operacionais e sociais das organizações criminosas em todo o território nacional”, diz comunicado da Presidência.
O programa será estruturado em quatro eixos estratégicos:
- asfixia financeira das organizações criminosas;
- fortalecimento da segurança no sistema prisional;
- qualificação da investigação e do esclarecimento de homicídios; e
- combate ao tráfico de armas.
Em coletiva de imprensa, na semana passada, o presidente Lula destacou que é preciso “destruir o potencial financeiro do crime organizado e das facções”. Após a reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no último dia 7, Lula afirmou que o Brasil está disposto a colaborar com outros países nesse sentido.
“Vamos fazer algumas frentes [com o programa Brasil Contra o Crime Organizado], uma delas é a questão financeira. Nós precisamos destruir o potencial financeiro do crime organizado e das facções. Eles hoje viraram, em alguns casos, empresas multinacionais. Eles estão em vários países, no futebol, na política, no meio empresarial, estão em todo lugar, no poder Judiciário”, disse.
O programa deve ser formalizado por meio de um decreto presidencial e quatro portarias, exigindo a adesão dos estados para o acesso aos recursos do BNDES.
Da Agência Brasil















3 comentários
Genildo
Tem gente que jura que o Lula não é ladrão, jura até que trabalhou de segurança na palestra que o Lula supostamente deu na Odebrecht e recebeu 1 milhão de dólares.
O duro é que foi condenado e depois descondenado pelo crime mas até hoje não provou a inocência.
Zezinho da Silva
E a turma que anda assim com o crime organizado não se cansa de repetir que seus homens são honestíssimos, que ladrões são os petistas. O pastor bolsonarista e líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, é pego com R$ 470 mil reais em dinheiro vivo no guarda-roupa de seu apartamento e ladrão é o Lula. O senador Flávio Bolsonaro não consegue explicar onde arrumou tanto dinheiro para comprar uma mansão em Brasília e ladrão é o Lula que continua morando em seu apartamento em São Bernardo do Campo. Trinta prefeitos de SC, o nazistão bolsonarista do Sul, são presos por corrupção e são os políticos de PT que são ladrões. Só gente muito tola ou de muita má-fé para ficar repetindo essa lenga-lenga pseudomoralista de que a direita é honesta e a esquerda é desonesta.
Genildo
A maior contribuição que Lula e demais petistas poderiam dar no combate ao crime organizado é organizarem uma caravana e se entregarem na República de Curitiba.