Desde 2008

Editor:
Cláudio Osti

Governo lança programa de R$ 11 bilhões contra o crime organizado

3 comentários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança, nesta terça-feira (12), o programa Brasil Contra o Crime Organizado e anuncia medidas voltadas à segurança pública. O pacote prevê investimento de R$ 11 bilhões, sendo R$ 1 bilhão do Orçamento da União e R$ 10 bilhões via empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para os estados.Governo lança programa de R$ 11 bilhões contra o crime organizadoGoverno lança programa de R$ 11 bilhões contra o crime organizado

“O Brasil contra o Crime Organizado foi construído em diálogo com os estados, especialistas e forças de segurança pública, e tem por objetivo desarticular as bases econômicas, operacionais e sociais das organizações criminosas em todo o território nacional”, diz comunicado da Presidência.

O programa será estruturado em quatro eixos estratégicos:

  • asfixia financeira das organizações criminosas;
  • fortalecimento da segurança no sistema prisional;
  • qualificação da investigação e do esclarecimento de homicídios; e
  • combate ao tráfico de armas.

Em coletiva de imprensa, na semana passada, o presidente Lula destacou que é preciso “destruir o potencial financeiro do crime organizado e das facções”. Após a reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no último dia 7, Lula afirmou que o Brasil está disposto a colaborar com outros países nesse sentido.

“Vamos fazer algumas frentes [com o programa Brasil Contra o Crime Organizado], uma delas é a questão financeira. Nós precisamos destruir o potencial financeiro do crime organizado e das facções. Eles hoje viraram, em alguns casos, empresas multinacionais. Eles estão em vários países, no futebol, na política, no meio empresarial, estão em todo lugar, no poder Judiciário”, disse.

O programa deve ser formalizado por meio de um decreto presidencial e quatro portarias, exigindo a adesão dos estados para o acesso aos recursos do BNDES.

Da Agência Brasil

Compartilhe:

Veja também

3 comentários

  • Tem gente que jura que o Lula não é ladrão, jura até que trabalhou de segurança na palestra que o Lula supostamente deu na Odebrecht e recebeu 1 milhão de dólares.
    O duro é que foi condenado e depois descondenado pelo crime mas até hoje não provou a inocência.

  • Zezinho da Silva

    E a turma que anda assim com o crime organizado não se cansa de repetir que seus homens são honestíssimos, que ladrões são os petistas. O pastor bolsonarista e líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, é pego com R$ 470 mil reais em dinheiro vivo no guarda-roupa de seu apartamento e ladrão é o Lula. O senador Flávio Bolsonaro não consegue explicar onde arrumou tanto dinheiro para comprar uma mansão em Brasília e ladrão é o Lula que continua morando em seu apartamento em São Bernardo do Campo. Trinta prefeitos de SC, o nazistão bolsonarista do Sul, são presos por corrupção e são os políticos de PT que são ladrões. Só gente muito tola ou de muita má-fé para ficar repetindo essa lenga-lenga pseudomoralista de que a direita é honesta e a esquerda é desonesta.

  • A maior contribuição que Lula e demais petistas poderiam dar no combate ao crime organizado é organizarem uma caravana e se entregarem na República de Curitiba.

Deixe o seu comentário