do N.Com
Um local insalubre e sem controle em relação à entrada e saída dos materiais. Esse é o cenário do antigo barracão do Instituto Brasileiro do Café (IBC), que foi cedido ao Município, é gerido pela Secretaria Municipal de Gestão Pública (SMGP) e funciona como um almoxarifado de três secretarias municipais: Saúde, Educação e Assistência Social.
O galpão fica localizado na Rua Horácio Sabino Coimbra, próximo à Companhia Cacique de Café Solúvel, e segundo o controlador-geral do Município, Guilherme Arruda, encontra-se numa situação de extrema fragilidade. Foi o que revelou o relatório de diagnóstico, que está sendo finalizado pela Controladoria-Geral do Município.

“Cada uma das três pastas tem sua chave do local e adota seu próprio controle dos bens, mas ele tem sido muito frágil. Os levantamentos já demonstram esse descontrole. Não se tem ideia do que está ali dentro e agora estamos fazendo um levantamento detalhado”, afirmou Arruda.
O controlador-geral explicou ainda que os relatórios de diagnóstico de gestão foram determinados pelo prefeito Tiago Amaral, por meio do decreto n° 108, publicado no dia 28 de janeiro desse ano, “com o objetivo de avaliar a atual situação da administração municipal”.
Segundo Arruda, o espaço tem, atualmente, tanto materiais inservíveis quanto produtos novos e a estrutura é bastante precária. “Existem problemas de telhas quebradas, excesso de umidade e tudo isso, inclusive, vem estragando os produtos novos que estão acondicionados lá, além de todo material inservível que precisa ter uma destinação correta. Há carros que precisam ser doados e, alguns deles, a própria administração nem sabia que tinha. Então, há necessidade de se fazer um levantamento robusto e detalhado, porque algumas coisas que estão lá já se perderam, por causa da forma como foram estocadas”, disse.

O controlador-geral afirmou também que, além da falta de controle, os servidores se queixam das condições de trabalho no local. “É um lugar insalubre, sem ar-condicionado e de difícil acesso. Com materiais da saúde, da educação e da assistência social, produtos novos misturados a inservíveis. De ambulância quebrada a material escolar fora de uso, que a gente não sabe de que maneira foi encaminhado para lá e se realmente estavam sem uso. Mas o que a gente já pode dizer é que, sim, há um descontrole generalizado”, completou.
Conforme Arruda, com os principais problemas do galpão já detectados, a Prefeitura agora inicia a busca por soluções para corrigir tudo que está sendo apontado no relatório, que deve ser finalizado já nos próximos dias. “Vamos fazer um levantamento ainda mais detalhado. Mas, essa é uma situação histórica. A administração já está estudando outra forma de logística no município, talvez com a centralização, inclusive dos remédios, mas com um controle bem mais efetivo. A gente não pode falar em economia e eficiência da administração pública se não há controles efetivos daquilo que temos no almoxarifado, por exemplo”, frisou.
O galpão, explicou o controlador-geral, vem sendo utilizado pelo Município desde 2005. Em 2020, houve uma negociação para que fosse feita uma nova cessão do imóvel, condicionada a instalação de um centro logístico. Mas, em 2023, por conta desse novo espaço não ter saído do papel, houve a rescisão do termo de cessão, o que torna sem amparo legal a utilização do local.














9 comentários
Segue
Vereadora do PL Miche li atrasada.
Não descobriu a roda ainda.
https://i24.com.br/parana/cidades/londrina/onibus-escolares-estao-abandonados-ha-7-anos-em-barracao-da-prefeitura/
Veja o que pergunta em agosto de 2025
5.1 Qual o critério adotado para definir o que será reaproveitado, leiloado ou descartado?
7. Quantos ônibus adaptados para pessoas com deficiência estão no galpão?
8. Qual o andamento das tratativas com a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) sobre a destinação desses veículos?
https://www.cml.pr.gov.br/proposicoes/Pedidos-de-Informacoes/2025/1/0/244804
Jorge Luiz
O pior de tudo é a imprensa de Londrina fazendo média sobre essa denúncia.
Todos já sabiam!
Mara Boca Aberta denunciou 2 anos atrás e um vídeo correu pelo whatsapp de todos na época.
Por qual motivo se calaram naquela ocasião?
tal qual
Incluindo os vereadores da época e que foram reeleitos como o tal Chavão da Zona Sul.
https://www.cml.pr.gov.br/imprensa/noticias/0/1/2025/24565
Essa Câmara Municipal de Londrina é uma inépcia total.
https://i24.com.br/parana/cidades/londrina/onibus-escolares-estao-abandonados-ha-7-anos-em-barracao-da-prefeitura/
E o tal Roberto Fu (deu já!) que estava com a tal, não reeleita e nem aceita pelos partidos políticos que tentava entrar como o PODEMOS, estava no vídeo e nem por isso fez alguma coisa.
Uma vergonha.
Nirivaldo Sidellini
Mais um problema herdado da administração “transparente” de Marcelo Belinati.
Tóin
Até o macedinho mercedinho falou
https://www.instagram.com/share/reel/BAO2aNadZE
Luis Fernando dos Santos Egídio
REF a questão insalubridade e só constantes mediante ao laudo médico ou engenheiro do trabalho da prefeitura, foram denunciados por vários vereadores inclusive alguns estão nessa mandato. Vi o vídeo de uma rádio os matérias estão separados de acordo, agora questão de frota cabe MPF pois maioria são verbas federais
Glaucia
Que absurdo. Que descaso.
O espaço sendo utilizado desde 2005 pelas três secretarias, e ninguém tomou providências para tornar o ambiente salubre?
Salário de servidor de carreira, que ocupa cargo de direção, chefia, encarregado, não é pouco, gente.
Má administração pública jogando dinheiro público fora.
Segue
“Em 2020, houve uma negociação para que fosse feita uma nova cessão do imóvel, condicionada a instalação de um centro logístico. Mas, em 2023, por conta desse novo espaço não ter saído do papel, houve a rescisão do termo de cessão, o que torna sem amparo legal a utilização do local.”
Já não sei o que falaremos sobre a equipe administrativa que gostam de ser elogiados, mas não aceitam críticas?
Gostam de aumento salarial, vinculação salarial às receitas do município e já pensam – quando adentram na administração pública – na sua aposentadoria.
Parece o caso das casas da Aeronáutica que perderam tempo com a FAB e SPU e agora descobrem que até o barracão do IBC não tem mais, por que não renovaram a cessão do imóvel anterior e sonharam com galpão logístico.
Alguém queria faturar algum contrato de locação daquele built to suit dos galpões do INSS ao lado da Cacique?
Não é possível tamanho amadorismo, sem deixar de pensar em sacanagem.
Segue
Ei Controller For Performance?
Até os vereadores já sabiam dessa zona.
Nada foi feito por teus funcionários e nem pelo prefeito e vereadores e nem o MP.
Vergonha.
Não descobriu a roda ainda.
https://i24.com.br/parana/cidades/londrina/onibus-escolares-estao-abandonados-ha-7-anos-em-barracao-da-prefeitura/