Pois bem. O PTB nasceu no governo de Getúlio Vargas, em 1945 para dar sustentação ao então presidente e seu governo. Dissolvido durante a ditadura militar, foi refundado em 1979 – aliás, Leonel de Moura Brizola queria ter o comando da sigla histórica, mas foi atropelado por Ivete Vargas, sobrinha/neta de Getúlio, ex-deputada federal, que ficou com o comando do partido. Brizola acabou fundando o PDT.
Desde sua refundação, o PTB se caracterizou por ser um partido adesista. Foi base dos governos Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma, Temer, Bolsonaro.
Com a ascensão de Bolsonaro ao poder, seu grande lider, o presidiário Roberto Jefferson, mudou o estatuto para que o partido se tornasse estatutariamente de direita.
De lá para cá o partido definhou. Roberto Jefferson mudou os comandos regionais e o partido praticamente desapareceu do mapa. Tem apenas um deputado federal.
No Paraná, informa o athleticano Fernando Tupan, o partido vive a pior crise da sua história os funcionários não recebem há meses, a sede na Rua da Glória foi devolvida ao proprietário por atraso nos aluguéis. No Paraná a legenda se deu mal porque a presidente estadual Marisa Lobo concentrou os recursos para a candidatura dela e mesmo assim ficou longe de conseguir uma vaga na Câmara Federal.
As conversas para formalizar uma federação com o Patriotas esfriaram, agora a sigla nanica pode até mesmo desaparecer, pois não terá recursos do fundo eleitoral em 2024 e nem em 2026.
Emerson Barros será o presidente nacional e salvará a agremiação partidária do Getúlio Vargas e Ivete Vargas.
https://www.tse.jus.br/partidos/partidos-registrados-no-tse/partido-trabalhista-brasileiro
O Tio Mais Querido sabe como fazer e levará aos píncaros o Partido do padre ortodoxo, que será candidato a prefeito de Londrina, no estratagema para ganhar a prefeitura e ser do PTB o comando da segunda cidade do Paraná.
https://exame.com/brasil/quem-e-padre-kelmon-candidato-do-ptb-que-apareceu-no-debate-deste-sabado/
O PTB começou a virar PuTa Bosta desde o momento em que foi apadrinhado pela ditadura militar e tirado da liderança de Leonel Brizola. Daí em diante, o fundo do poço tem sido cada vez mais fundo.
https://blogdotupan.com.br/2023/03/17/com-ptb-do-parana-no-caos-patriota-vai-indicar-presidente-da-executiva-estadual/