Desde 2008

Editor:
Cláudio Osti

É oficial. Apucarana começa a implantar o curso de medicina na Unespar

0 comentário

É oficial. Apucarana começa a implantar o curso de medicina na UnesparHoje de manhã, no auditório Gralha Azul da Unespar, em Apucarana, o governador Ratinho Jr e o deputado federal Beto Preto, que por muitos anos foi secretário de Saúde do Paraná, anunciaram formalmente a implantação do curso de medicina na cidade.

Com previsão de 40 vagas anuais, a nova graduação será ofertada em regime integral e duração de seis anos. A expectativa de investimento inicial para a implantação do curso é de R$ 23,1 milhões, conforme projeção da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

O investimento total no curso deve alcançar R$ 78 milhões até 2032, contemplando infraestrutura, pessoal e outras despesas correntes (ODC). A partir de 2033, com o curso em pleno funcionamento, o custeio anual estimado será de R$ 7,9 milhões, sendo R$ 5,8 milhões destinados à folha de pagamento.

É oficial. Apucarana começa a implantar o curso de medicina na UnesparEste é o segundo curso de Medicina autorizado para o Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná em menos de um ano, somando agora 382 vagas anuais para a formação médica nas sete universidades estaduais. Em dezembro do ano passado, o governo anunciou a graduação na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com a oferta de 40 vagas anuais no câmpus de Cornélio Procópio, na região Norte. As duas iniciativas integram a estratégia de descentralizar a formação médica e interiorizar o ensino superior na rede pública do Estado.

Depois da integralização dos dois novos cursos de Medicina da UENP e da Unespar, a partir de 2033, as universidades estaduais do Paraná terão cerca de 2.300 alunos matriculados em oito cursos de Medicina.

O deputado Beto Preto, formado na Universidade Estadual de Londrina e ex-prefeito de Apucarana,  comemorou muito e se emocionou ao discursar.

Ouça o que diz Beto Preto:

Tópicos:
Compartilhe:

Veja também

Deixe o primeiro comentário