Sabe aquelas coincidências que estão longe de parecer coincidência?
Pois bem, informa a Folha de Londrina que o conselheiro do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) Durval Amaral, pai do prefeito de Londrina, Tiago Amaral (PSD), será o relator das contas do município relativas ao exercício de 2024, último ano da gestão de Marcelo Belinati (PP).
A primeira pergunta que vem à cabeça de qualquer um que acompanha a política e a forma como age o Tribunal de Contas, é sobre se haverá isenção suficiente por parte do Conselheiro para julgar as contas do adversário do filho em Londrina. Haverá?
A avaliação da prestação de contas de Londrina pela corte estadual é aguardada com certa expectativa em razão de informações divergentes divulgadas pela administração anterior e pelo atual governo municipal.
Enquanto o ex-prefeito Marcelo Belinati deixou o cargo comemorando um superávit de mais de R$ 400 milhões, Tiago Amaral disse ter recebido a prefeitura com um rombo de quase R$ 300 milhões, que seria resultado de arrecadação superestimada e gastos não previstos na LOA (Lei Orçamentária Anual).
Mesmo afirmando que há um desencaixe nas contas, o atual prefeito de Londrina tem feito gastos incompatíveis com quem quer economizar.
Entre as atitudes foi o de aumentar significativamente o salário dos secretários municipais e mais do que dobrar o salário do vice-prefeito.
Além disso, o número de viagens da nova equipe do primeiro escalão da prefeitura tem chamado a atenção, talvez até do Tribunal de Contas.
Tiago Amaral, agora prefeito, foi coordenador da campanha de Marcelo Belinati em 2012, quando Belinati perdeu para Alexandre Kireeff.
Na campanha de 2022 para deputado, Amaral pediu apoio a Belinati, tiraram fotos juntos, etc.
Na campanha de 2024, Amaral tentou um acordo para que um Belinati fosse seu candidato a vice. O nome seria o médico Tales Belinati, primo de Marcelo Belinati. Não deu certo.
Marcelo Belinati optou por lançar a professora Maria Tereza que acabou disputando o segundo turno com Tiago Amaral. Desde então o clima azedou entre os dois políticos.















5 comentários
Jose Aparecido
para os desinformados o playboy cambeense foi procurar sim o tales na casa do pai dele… nao é verdade que tales ficou correndo atras, playboy queria a todo custo se eleger pelos outros pois sabe que por ele so nem vereador seria em londrina, serao mais 3 anos e meio de martirio em londrina…
Cadê a Lenir Assis?
Mas se tem história é essa:
Pela quarta vez a família Belinati não consegue nem eleger vereador em Londrina:
Irmão José
Filha Silvana
Neto Guilherme
Sobrinho Neto Thales
Não elegeu deputado estadual
ANTONIO CARLOS, o filho ex deputado teletubie Oi e Tchau.
EMILIA – esposa
Indalécio Madruga
Há controvérsias. Testemunhas viram Tales Belinati no gabinete de Tiago Amaral, na Assembleia Legislativa, em Curitiba. Essas testemunhas dizem que ele foi se oferecer para ser vice na chapa de Tiago e que, diante da recusa, tentou garantir que ao menos seria secretário municipal de saúde. Diante de nova recusa, Tales resolveu sair candidato a vereador na chapa do primo e terminou com uma nova recusa, desta vez por parte do eleitorado londrinense.
Aldemir Flores
Qualquer cidadão que tenha o mínimo de conhecimento sobre o funcionamento do Tribunal de Contas do Estado, sabe que é composto por uma equipe multidisciplinar com técnicos que analisam as contas, análises essas que são repassadas aos Conselheiros. Portanto, tanto o Conselheiro Durval quanto qualquer um dos demais, julgará com bases nos relatórios à eles repassados, independente de quem era o prefeito.
Cadê o MP
Vai demorar como a análise das contas de Antonio Belinati em 1998 que só foi reanalisado pelo TCE após a PRISÃO dele na 2ª DP e votado pela Câmara Municipal em 2020.
https://www.folhadelondrina.com.br/politica/comissoes-da-camara-desaprovam-contas-de-1999-de-antonio-belinati-3040471e.html
O TCE tinha aprovado as contas dele e até do assassinado contador Paolichi e ex -prefeito Jairo Gianoto em Maringá, mesmo os três desviando dinheiro do povo.
Outro ano –
https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/vereadores-de-londrina-votam-contas-de-belinati-nesta-quarta-feira-9s34eil3ogv2pjoh8c66fa91q/
Até no TRE em 2011:
https://www.tribunapr.com.br/noticias/politica/ex-prefeito-de-londrina-antonio-belinati-tem-contas-reprovadas-pelo-tre/