Este portal estava muito curioso em saber no que a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento de Londrina, a CTD, vem trabalhando nos últimos anos. Alvo de críticas constantes nas redes sociais, solicitamos à comunicação da empresa que enviasse um resumo destas ações.
O fato é que nunca ficou claro porque a prefeitura de Londrina era dona de uma empresa de Call Center, menos ainda porque não a vendeu junto com a telefônica Sercomtel, sua maior acionista.
Enfim, com o passar do tempo houve um reposicionamento e de empresa de call center passou a ser empresa para desenvolvimento de tecnologia.
A questão que sempre engasga é que empresa de tecnologia tem que ser muito rápida, criativa, eficiente e com custo baixo. Características que normalmente não se encontram no Poder Público.
Veja abaixo o relatório enviado pela Assessoria de Comunicação da CTD:
A Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento – CTD, sociedade de economia mista instituída pela Lei Municipal nº 12.912/2019, teve origem na antiga ASK Contact Center, posteriormente Sercomtel Contact Center, estrutura que por anos prestou serviços vinculados à Sercomtel. Com a reestruturação decorrente da privatização da Sercomtel Telecom, a CTD passou por reposicionamento e ampliou seu escopo de atuação para tecnologia aplicada à gestão pública.
Em sua fase inicial, a Companhia consolidou contratos de teleatendimento, contact center e suporte tecnológico para diferentes organizações. Atualmente, a CTD atua exclusivamente com contratos junto a entes públicos.
Na sequência, a CTD expandiu a atuação para outsourcing de infraestrutura e equipamentos. Em parceria com a Simpress, apoiou a modernização de equipamentos na Prefeitura de Londrina e na Cohab, incluindo a implementação de tablets na rede municipal de ensino. Em outra frente, a companhia também executou o outsourcing de dispositivos móveis para equipes de campo da Londrina Iluminação, apoiando rotinas operacionais e a conectividade em serviços urbanos.
A CTD também foi responsável por viabilizar a implantação de totens de segurança em Londrina até o final de 2025.
Em 2025, em parceria com o ICI a CTD estruturou a modelagem do Londrina On, plataforma integrada de gestão tecnológica voltada a centralizar serviços municipais e organizar o relacionamento com o cidadão. O Londrina On foi concebido como solução multicanal, integrando aplicativo, portal web, telefone, chatbot e WhatsApp, com padronização de informações, registro e encaminhamento de demandas às Secretarias competentes.
A implantação do Londrina On se apoia em estudos técnicos, diagnósticos internos e diretrizes administrativas voltadas à modernização da gestão e à melhoria da experiência do cidadão. A operacionalização do canal também encontra correspondência na Lei Municipal nº 12.912/2019, que prevê, entre as competências da CTD, a implantação e execução do canal de comunicação entre a população e a Prefeitura, por meio de solução integrada de atendimento, e no Decreto Municipal nº 963/2025, que institui e regulamenta o Canal Integrado de Gestão e Relacionamento com o Cidadão – LONDRINA ON.
Atualmente, a CTD estrutura novos projetos de tecnologia voltados à transformação da gestão pública, com foco em eficiência, transparência e economia, e com potencial de replicação em outros municípios do Paraná.















6 comentários
Márcia
Esta empresa, há uma percepção crescente de que sua criação acabou servindo apenas para manter empregos apadrinhados, com altos salários. Atualmente, observa-se que mais de 10 cargos são ocupados por indicações, o que gera questionamentos quanto à real finalidade e à transparência da estrutura organizacional.
Além disso, até o momento, a atual direção ainda não apresentou resultados concretos que justifiquem essa composição, tampouco demonstrou ações efetivas que indiquem mudanças ou melhorias na gestão. Tornando necessária uma posição clara e medidas para o fechamento da empresa, pois seu prejuízo acumulado já foi absorvido pelo município e o fechamento imediato causará menos rombo aos cofres públicos do município.
Outra consideração, funcionários competentes e bons não precisam ficar com medo, pois o mercado absorve rápido, ex: Banco Banestado, Sercomtel, HSBC.
Observador
Muitas dessas críticas vêm de pessoas que não conhecem de fato o trabalho da CTD ou que têm algum interesse pessoal envolvido, como ex-funcionários ou pessoas insatisfeitas. A CTD foi criada por lei para modernizar a gestão pública e vem desenvolvendo soluções e melhor atendimento à população.
Desacreditado
Gerar emprego e despesa.
Se o MP não estivesse em férias na gestão Belinati….
A GESTÃO Passada seria um cataclisma.
Ricardo
Fecha que é mais barato do que manter este elefante branco.
Assessor Especial para assuntos aleatórios
Pois é. CTD é um mistério mesmo. Mas já era desde sua época na prefeitura não é seu paçoca???O prefeito manteve a diretora financeira, que foi muito atuante na gestão do Belinati, inclusive ajudando na campanha. Qual será o motivo? Ela deve ter muitas qualidades. O presidente é um bom marketeiro que delega a gestão para a diretora, que delega a gestão para uma gerente que até pouco tempo era atendente de call Center. Funcionários que podem até entender de call Center, mas quase nada de tecnologia e inovação. Todo mundo achou que o Tiago seria maís técnico e faria uma grande reforma administrativa, acabando com as estatais que não funcionam, mas pelo jeito será mais do mesmo. Afinal as estatais servem para acomodar muita gente e fazer alguns contratos bem interessantes pra alguns. E a sociedade pagando as altas despesas de CTD, COHAB, CODEL, etc.
Jonas
Cabides de empregos, altos salários, coordenadores e gerentes de si mesmo e gastos desnecessários de viagens onde usam para auto se promover.
Sem esta empresa não faria falta e sim economia financeira ao município.