Desde 2008

Editor:
Cláudio Osti

PL pede para TRE barrar divulgação de pesquisa em Londrina

7 comentários

Informa o blog Politicamente que o desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), suspendeu a divulgação da pesquisa feita pela empresa 100% Cidades Participações Ltda com o cenário da disputa pela prefeitura de Londrina, Norte do Paraná. Na mesma semana, a Justiça Eleitoral barrou a sondagem eleitoral que seria feita em Curitiba pelo mesmo instituto.

O pedido para suspender a divulgação foi feita pelo PL — que não tem candidato a prefeito, mas esta na aliança do pré-candidato Tiago Amaral do PSD.

O PL sustenta na ação uma série de inconsistências na metodologia da pesquisa, como inserir uma pessoa que não é pré-candidata, falhas também na simulação de um eventual segundo turno, além de ausência de sistema interno de controle e conferência, dentre outras.

O Blog Politicamente teve acesso ao despacho do desembargador do TRE. Fogaça pontua “a ausência de indicação da base de dados dos números de telefone para os quais os questionários foram encaminhados coloca em xeque a imparcialidade da pesquisa eleitoral, pois não permite concluir sequer se de fato os telefones eram relacionados a eleitores de Londrina, cuja abrangência territorial é ampla”, diz um trecho da decisão.

O magistrado ainda cita que o instituto de pesquisa utilizaria dados do Censo de 2010 ao invés de usar os dados do IBGE coletados em 2022. ” O Censo de 2010 não reflete a situação socioeconômica atual de Londrina, o que pode causar distorções no resultado da pesquisa, de modo que deveria ter sido utilizado o atual Censo de 2022, que, inclusive, encontra-se mais acessível no site do IBGE que o Censo de 2010″, cita Fogaça.

Por fim, destaca na decisão que “há ao menos duas falhas na pesquisa eleitoral, que indicam a sua ilegalidade, de modo que presente a probabilidade do direito no pedido de suspensão da divulgação”.

Tópicos:
Compartilhe:

Veja também

7 comentários

  • O Zé censurinha não para. Ainda quer enganar os bolsotarios que é a favor da liberdade de expressão.

  • Todas as pesquisas apresentam margem de erro. Então que problema há que o eleitor londrinense tenha acesso aos resultados dessa pesquisa? Seria até interessante a divulgação dessa pesquisa para que ela fosse comparada com outras pesquisas que estão vindo aí. Com certeza o problema é que o candidato do partido do “libertad, carajo”, versão tupiniquim, não deve aparecer muito bem na pesquisa proibida. Aliás, como foi o caso da última pesquisa divulgada em que o pré-candidato bolsonarista, deputado Tiago Amaral, que mais tem investido em sua campanha à prefeitura de Londrina desde que nasceu, apareceu em primeiro lugar, mas empatado tecnicamente com o ex-prefeito Barbosa Neto e a candidata do prefeito Marcelo Belinati. Desconfio que o almofadinha apoiado por Bolsonaro e Ratinho Jr. já está perdendo a liderança nas pesquisas eleitorais.

    • Paulo Briff

      Porque eles usam censo de 2010 na base de dados, porque eles colocam nome de gente que não vai concorrer… Então, meu jovem, sim, há problema em divulgar uma pesquisa furada. Antes de comentar, busque conhecimento.

      • Quem tem certeza de que vai concorrer? Tem pré-candidato pra todo lado. Certeza de quem vai concorrer só depois das convenções. E quem leva tão a sério as pesquisas eleitorais? Só os otários. Toda pesquisa é furada, por isso tem margem de erro. O problema é que os censores de “pesquisas furadas” em geral são os assessores de candidaturas furadas.

  • Paulo Briff

    Basta colocar no Google pra ver que esse instituto já teve pesquisas barradas em outros lugares. Aqui no Paraná, além de Londrina, o 100% Cidades também foi suspenso em São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Curitiba. Dois partidos pediram: MDB e PMN. Semana passada, foi suspenso em São Luís do Maranhão, a pedido do partido Novo. O instituto é de Vitória do Espírito Santo. Talvez não conheça os lugares onde vai fazer pesquisa e por isso coloca esse monte de coisas erradas nos questionários…
    Outra coisa que chama a atenção é que eles colocam a pergunta “Em quais redes sociais busca informações sobre os candidatos?” e incluem entre as opções MSN, Google Plus e ORKUT… redes que não existem mais… Meio estranho, né?

  • Dr. Turine disparou.

  • Esse pessoal não gosta de urna eletrônica, não gosta de pesquisa eleitoral, gosta mesmo é de golpe!

Deixe o seu comentário