Por enquanto o placar é de 3 a 1 pela inelegibilidade de Bolsonaro
do UOL
Com 3 votos a 1 para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) suspendeu o julgamento e retomará a sessão amanhã, ao meio-dia, com transmissão do UOL. Ainda faltam os votos de três ministros, mas a maioria já decidiu por absolver o candidato a vice de Bolsonaro, o general Walter Souza Braga Netto (PL).
Como foi o julgamento:
A votação foi retomada com a posição de Raul Araújo, que durou cerca de 1h40. Ele foi contra o relator da ação, Benedito Gonçalves, e votou por absolver Bolsonaro. Araújo vinha sendo pressionado por bolsonaristas a suspender a discussão com um pedido de vista, o que poderia adiar o processo por 30 ou até 60 dias.
Fato é que a intensidade do comportamento concretamente imputado [a Bolsonaro] — a reunião de 18 de julho de 2022 e o conteúdo do discurso — não foi tamanha a ponto de justificar a medida extrema da inelegibilidade (…) Julgo improcedente o pedido” Raul Araújo
Alguns dos ministros chegaram a interromper Raul para contestar as citações dele à minuta golpista. No início do voto, ele se manifestou contra a inclusão do documento encontrado na casa do ex-ministro Anderson Torres. Os integrantes da Corte afirmaram que o “foco” do julgamento foi a reunião convocada por Bolsonaro com embaixadores estrangeiros. Nela, o então presidente, atacou, sem provas, a credibilidade do sistema eleitoral. O encontro foi transmitido pela estatal TV Brasil.
Terceiro a votar, Floriano de Azevedo Marques Neto seguiu o relator e apontou intenções eleitoreiras de Bolsonaro ao convocar a reunião. Rebatendo Raul, o ministro relembrou a cassação do ex-deputado Fernando Francischini para defender a inelegibilidade do ex-presidente e disse que ter um entendimento contrário neste caso seria dar uma “pirueta”.
Floriano também afirmou que não é porque Bolsonaro não teve êxito em desincentivar eleitores a votar que não se caracteriza a gravidade de suas declarações. “Nós estamos analisando o evento e as intenções do agente no evento. Se ele mal sucedeu nessa estratégia não é uma questão relevante (…) Uma pessoa pode ser terraplanista, fazer parte de clube da borda infinita, mas não pode pregar isso como professor em escola pública.”
O que assistimos no discurso de 18/7 foi uma desabrida utilização da condição de presidente da República para, diante de representantes diplomáticas com quem o Brasil mantém relações, mal falar do nosso sistema eleitoral, aviltar a Justiça Eleitoral e desqualificar nossa democracia, o exato oposto que um chefe de Estado deve fazer (…) O que de demais grave pode existir que acusar, buscando repercussão internacional, três ministros da mais alta Corte de serem asseclas, terroristas e criminosos? Floriano de Azevedo Marques Neto
Último a votar hoje, o ministro André Ramos Tavares também seguiu o relator. Ele entendeu que Bolsonaro “promoveu impulsionamento de sua própria candidatura, manipulando a realidade para sua base eleitoral”.
O golpista-mor finalmente vai pagar pelo crime de usar a democracia na tentativa de destruí-la.
vai come picanha… opa, abobrinha
Tu não me conhece, brother. Se depender de mim, os pecuaristas podem ir à falência ou simplesmente trocarem de negócio. Há muitos anos não como um bife de 50g. Já a abobrinha, ela é sempre bem-vinda.
KKKKKKKKKKK, sempre te achei um comedor de capim mesmo e no final não é que eu estava certo? KKKKKKKKKKKKKK
Canhotinho agora até elogia abobrinha…….KKKKKKKKKKKKK
Desde que resgataram um LADRÃO, do fundo de uma carceragem da PF em Curitiba para o lançarem como presidente da republica esta evidente que a ordem é caçar e cassar todos aqueles que se oporem a democracia.
Alguma duvida de que vão tornar inelegível Bolsonaro e todos aqueles que possam fazer frente aos comunopetistas?
ridiculo isso…. inelegivel ? roubou o que, desviou o que, comprou triplex , sitio em atibaia….. nao entendo isso….. mas pode ineleger ele, se ele indicar um cachorro pra cadidato, a gente vota….
Ficará INELEGÍVEL e se Deus quiser, irá para a cadeia.
Sem anistia para Bolsonaro.
Gente nefasta jamais deveria estar na política.
Por isso o eleitorado é também culpado por termos políticos tão cafajestes, ineptos, despreparados, patrimonialistas, fisiológicos, corruptos na política.
Considerando que pra reverter, o Xandão do PCC teria que votar contra a inelegibilidade do Bolsonaro, é certo que o resultado será a favor.
Mas enfim, coisas da Banânia. A Mandioca deu uma pedalada, sofreu impeachment mas o TSE deu um triplo mortal carpado na lei e não tornou-a inelegível. O Cachaceiro chefiou o maior esquema de corrrupção da história do Brasil e teve seu processo judicial anulado por causa de um CEP e foi reconduzido à presidência. Já o Bolsonaro não teve nenhuma condenação em nenhum lugar e se tornará inelegível.
Como diz o próprio Jararaca, “democracia é relativa”.
Quá! Quá! Quá! Apanhou nas urnas, levou uma surra no Judiciário. “Pelo amor de Deus, Cidão, o presidente vai ser preso na Papuda”. As orações do Malafaia não funcionaram mas a profecia do coronel Jean está cada dia mais perto de se realizar. Quá! Quá! Quá! Chupa, gadinho!
Deixa ver se eu entendi: o cara estava no comando do executivo federal, com o poder da caneta, com o poder da máquina administrativa e espera sair, passar o governo para dar um golpe? É isso mesmo ou é só mais um discurso dos comunopetistas? É, por que falar em “golpe” é especialidade dessa gente quando é pega em flagrante, foi assim em 64, foi assim quando afastaram a “presidenta” incompetente, foi assim quando pegaram o Janjo corrompendo e lavando dinheiro e me parece que adotaram o mesmo discurso mais uma vez contra quem pode fazer frente nas próximas eleições presidenciais.