Os secretários municipais de Obras e Pavimentação, Otávio Gomes, e de Saúde, Vivian Feijó, inspecionaram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jardim do Sol na tarde desta quarta-feira (5), com o objetivo de avaliar as condições estruturais do local.
Em outubro de 2024, durante a gestão anterior, foi assinado um contrato com uma empresa selecionada através de licitação para a realização de uma reforma na UPA. Porém, a ordem de serviço não foi emitida naquela época e, diante disso, a nova administração optou por realizar uma análise do contrato e da situação do edifício, para verificar se é mais vantajoso manter a licitação anterior ou rescindi-la e iniciar um novo procedimento.

A secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, destacou que a UPA do Jardim do Sol e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III estão entre as prioridades da atual gestão quando se trata de melhorias. “Esta unidade apresenta vários problemas como rachaduras, janelas quebradas e pintura desgastada. Além disso, ela também não tem a ventilação adequada, já que, em 2019, foi feita uma reforma na rede de climatização da UPA Sabará, mas a UPA do Jardim do Sol não foi contemplada. Posteriormente, na época da pandemia, houve um assalto e as condensadoras da unidade foram roubadas e não foram repostas. Os aparelhos de ar-condicionado daqui estão condenados e não têm conserto. Por todas essas questões, estamos estudando soluções e vamos dar uma resposta rápida à população, que precisa de atendimento”, disse.
Feijó esclareceu que, entre as alternativas analisadas, está o remanejamento do fluxo da UPA do Jardim do Sol para os novos Prontos Atendimentos Municipais (PAM) das zonas leste, norte e sul, cujas construções têm conclusão prevista para o primeiro semestre de 2025. Dessa forma, seria possível desocupar o prédio da UPA para uma reforma mais abrangente, realizada através de uma nova licitação. “Uma providência que tomamos de imediato foi o aluguel de cinco climatizadores pequenos, através de um contrato emergencial, para trazer mais conforto térmico aos pacientes e funcionários da unidade. Esses equipamentos foram instalados na tarde de hoje (5), e se juntam aos cinco climatizadores grandes que já estavam na UPA, somando 10 máquinas”, frisou.

Conforme o secretário municipal de Obras e Pavimentação, Otávio Gomes, as condições atuais da UPA do Jardim do Sol demandam uma intervenção mais profunda do que a que havia sido pensada pela administração anterior. “Precisamos fazer um reforço estrutural aqui, e isso requer o uso de maquinários pesados que não vão passar por uma porta comum, onde entra simplesmente uma maca. Vamos ter que destelhar uma parte da ala que está cedendo e praticamente demoli-la para que essas máquinas possam entrar, e para que daí sim seja possível fazer um muro de contenção. Também existe aqui um aterro malfeito, que acabou ocasionando essas rachaduras, que desde a fundação da UPA vêm aumentando gradativamente”, afirmou.
Gomes disse que as obras são urgentes, já que a situação atual do prédio é insalubre para a população e os servidores que atuam na unidade. “Isso não é simplesmente uma obra de reformas, é algo muito mais amplo. Temos a opção de continuar com o contrato de reforço estrutural e inviabilizar parcialmente a utilização do prédio, o que já seria um impacto grande, ou aguardar a conclusão dos PAMs que estão ficando prontos. Aí sim, a gente conseguiria esvaziar esse prédio e fazer a obra da forma como tem que ser feita, lembrando que uma obra que não tem ocupação avança muito mais rápido do que aquela que é ocupada por pessoas”, concluiu.














9 comentários
KARINA CARNEIRO MESSIAS DA SILVA
Está gestão nem começou e já está uma palhaçada, além de uma saúde precária que já vem de gestões passadas e que provavelmente não vai mudar muita coisa, ainda tem o descaso com os professores. cada vez pior.
Tabata
O problema da estrutura é onde menos, visto o descaso, falta de empatia e tratamento péssimo que a unidade oferece. É como o antigo hospital 24hrs de Cambé, precisa mudar tudo, lugar, funcionários, forma de atendimento, só assim vai funcionar. É o pior atendimento público de Londrina.
Edgard Rocha Mattos
É verdade que já passaram alguns prefeitos pós Nedson, mas entre nós, eita prefeitinho fraco!
Eu sei que o que vou falar agora, não tem nada a ver com o assunto, mas pergunte para os servidores da época do Nedson, se eles e a população tem alguma saudade do Micheletti ??? (servidores 8 anos sem reajuste salarial, hipócrita!)
Satanás
Ca%$#@o! Desde o ex-prefeito Nedson, já passaram pela prefeitura Padre Roque, Barbosa Neto, Martins Ribeiro, Gerson Araújo, Kireeff, Marcelo duas vezes e ainda tem múmia pensando no Nedson 24 horas por dia. Deve ser doença isso aí. Taoquei?!? Quá! Quá! Quá!
Tô
Deve ser o Augusto Ermétio Satanás Dias, o gordinho da Soraia Garcia, demitido da Comurb da época.
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc3007200519.htm
Uia
https://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/denuncias-de-caixa-2-derrubam-integrante-da-equipe-de-nedson-9n42vbv01az3ciiqoteqk51la/
Satanás
Ó céus! Isso é maior do que fixação de amor não correspondido. Quá! Quá! Quá! Só múmia mesmo para relacionar notícia da “gazeta do polvo” do século passado com a incompetência da atual administração municipal, que é inspirada no falecidíssimo Olavo de Carvalho. Quá! Quá! Quá!
Buia
Chama a UNIFIL – https://cbnlondrina.com.br/materias/empresa-de-londrina-vence-licitacao-para-reforma-da-upa-do-jardim-do-sol
Chama a UEL – https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/menos-de-tres-anos-apos-inauguracao-upa-de-londrina-tem-problemas-na-estrutura-do-predio.ghtml
Chama o CREA – https://www.folhadelondrina.com.br/cidades/licitacao-de-reforma-da-upa-sol-tem-vencedora-homologada-apos-questionamentos-3263718e.html?d=1
Que tal o Ministério Público analisar tudo desde a construção dessa UPA lálá?
A Câmara Municipal de Londrina estaria atuante se fosse um hospital veterinário ou atendimento a pets?
Poderia ser bem pior, ele poderia ser especialista em IA
Otávio Gomes – https://www.otaviogomes.com.br
https://cnpj.biz/23503934000141
Arquiteto e Consultor | Secretário de Obras e Pavimentação de Londrina. Especialista em projetos Comerciais e Industriais, com ênfase em solução de fluxos.
Mais um Nexialista como o Marcos Castri, o Markão Calvo?
“O arquiteto é um criador de sonhos”. (Otávio Gomes) … Otávio é o mais falante, extremamente comunicativo e um expert no Sistema Bulding Information, fala com maestria sobre a sua área. …Conheci o sistema, em 2008, quando estagiei nos Estados Unidos. Quando retornei ao Brasil fui atrás, me aprimorei e sou professor do Sistema. … “Falou em rapel, caminhada na trilha, esporte de aventuras, estamos dentro. É o que nos desestressa depois da semana puxada no escritório”, finaliza Otávio.”
http://www.profissionaisdoano.com.br/mostrar_profissionais.aspx?id=442
Poderia ser bem pior, ele poderia ser especialista em Igapó
IMPROVISO 2, O RETORNO DO NEDSONismo:
“Uma providência que tomamos de imediato foi o aluguel de cinco climatizadores pequenos, através de um contrato emergencial …” soluça a ex superintendente do HU.
“… fazer a obra da forma como tem que ser feita, lembrando que uma obra que não tem ocupação avança muito mais rápido do que aquela que é ocupada por pessoas”…’ – descobre o Secretário de Obras, que mais parece o Luiz Bracarense Costa após o primeiro café da manhã.
Lembremos de Nedson Bracarense:
‘Os problemas começaram no final de maio, quando Bracarense determinou o esvaziamento do Igapó 2, com a jusitificativa de consertar um rompimento na barragem sobre a Avenida Higienópolis. Em seguida, foi verificado um grande volume de lama no local – considerado o cartão postal de Londrina. Até agora o problema não foi solucionado e o lago continua vazio.’
https://www.folhadelondrina.com.br/politica/vereadores-pedem-saida-de-secretario-363904.html?_=amp