A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu na manhã desta quinta-feira (19), em Londrina, um homem de 55 anos suspeito de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e estupro de vulnerável. O crime vitimou a menina Giovanna dos Reis Costa, de 9 anos, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. A prisão preventiva resulta de investigação reaberta pela PCPR após descobrir novas informações quase duas décadas depois – o caso aconteceu em 10 de abril de 2006.
Giovanna desapareceu enquanto vendia rifas escolares perto de casa. Seu corpo foi encontrado dois dias depois em um terreno baldio envolto em sacos plásticos e amarrado com fios elétricos. As roupas da criança foram localizadas em outro terreno próximo. A perícia confirmou a morte por asfixia mecânica, com sinais extremos de violência sexual.
A investigação inicial apontou para um grupo de homens que morava na vizinhança. Eles foram indiciados, denunciados e levados a júri popular, mas absolvidos por falta de provas cabais. O caso foi arquivado na sequência.
Em 2025, novos elementos foram levantados pela PCPR, levando ao desarquivamento do inquérito. Relatos inéditos de mulheres na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Curitiba indicaram esse homem como autor, com detalhes compatíveis com a cena do crime, como a atração da vítima para uma residência, o estupro, a asfixia para evitar identificação, a ocultação do corpo e a tentativa de incriminar terceiros ao descartar as roupas em terreno alheio.
Provas técnicas corroboram as suspeitas: fios elétricos apreendidos na casa do suspeito na época do crime apresentavam características idênticas aos usados no corpo da vítima. Uma sacola de mercado onde as roupas foram encontradas foi ligada à residência do investigado por meio de diligências recentes.
Além disso, o histórico do suspeito inclui prisões por importunação sexual e processos por estupro de vulnerável, revelando um padrão de conduta. Em um dos casos ele chegou a colocar câmeras em um banheiro de uma lanchonete onde trabalhava, o que chegou a ser noticiado e motivou uma das denúncias novas na DHPP.
A delegada Camila Cecconello, responsável pela investigação, enfatizou o compromisso da instituição com a resolução de casos antigos e o apoio do Poder Judiciário para o desarquivamento do caso. “Essa prisão é um golpe decisivo contra a impunidade, demonstrando que a PCPR não descansa até que responsáveis por crimes hediondos como esse enfrentem a justiça, independentemente do tempo transcorrido”, afirmou.
“Na época dos fatos esse homem chegou a ser ouvido pelos policiais, mas agora temos um conjunto robusto de provas para essa prisão. Ele está com prisão preventiva e encontramos objetos de uso sexual na casa dele. Vamos concluir o inquérito nos próximos dez dias”, complementou.
A PCPR destaca que a prisão garante a ordem pública e a instrução criminal, dada a gravidade dos fatos e o risco de reiteração. O homem foi encaminhado ao sistema prisional e permanece à disposição da Justiça. A polícia reforça o compromisso com a elucidação de casos antigos e a proteção de vítimas de violência sexual.















5 comentários
Cadê o MP
E o Fórum de Londrina?
Está em qual aditivo já?
15⁰ ou 16⁰ aditivo?
O mandato da Doutora Lídia Maejima vai terminar e não conseguiremos ter a festa de inauguração presidida pela ex Juíza de Londrina?
2025 já se foi e estamos no primeiro trimestre de 2026.
Cadê a OAB?
Olha a promessa:
Após vários contratempos, novo Fórum Criminal de Londrina deve ser concluído em 2025
https://www.bonde.com.br/bondenews/londrina/apos-varios-contratempos-novo-forum-criminal-de-londrina-deve-ser-concluido-em-2025
Eguedis, deu bola fora
A postura do Comandante da PM em Londrina, Capitão Eguedis, nas entrevistas de hoje foi lamentável.
Criticar cidadãos que, diante da omissão do poder público, decidiram colocar placas alertando sobre o risco de arrombamento de veículos é inverter completamente a lógica da responsabilidade.
Em vez de reconhecer a falha da corporação em proteger o patrimônio do contribuinte, Eguedis tenta desviar o foco e transformar a vítima em culpada.
Essa atitude expõe não apenas a incapacidade da PM e da Guarda Municipal em garantir segurança, mas também a falta de planejamento e de respeito com a população.
É um discurso que revela despreparo e uma tentativa de mascarar a ineficiência de quem deveria estar na linha de frente contra a criminalidade.
Sempre considerei que Eguedis não tinha a envergadura necessária para comandar a PM em Londrina.
Agora, sua própria fala confirma total falta liderança, falta visão e sobra arrogância.
Hora de sair tá chegando.
Para informar
Aproveitando o trabalho árduo da PCPR para identificar esses criminosos, que tal esses dois crimes em Londrina em que os mandantes não foram identificados?
UNOPAR
https://www.folhadelondrina.com.br/bancodosreus/ep-04—morte-na-casa-de-maquinas-3206976e.html
Três pessoas responsáveis pelo crime foram presas, mas até hoje não se sabe quem foi que mandou matar Amanda.
https://open.spotify.com/episode/10BNKuJxnPZpBsfrPTAVr5
https://www.youtube.com/watch?v=zy4FhwkHjyU
https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2012/11/professora-e-suspeita-de-ter-mandado-matar-universitaria-em-londrina.html
https://globoplay.globo.com/v/2219832/
PREFEITURA DE LONDRINA
https://www.folhadelondrina.com.br/bancodosreus/ep-05—o-misterio-de-daniela-3207306e.html
O RICO ASSASSINO FORAGIDO DE LONDRINA
https://www.folhadelondrina.com.br/bancodosreus/ep-01—furia-e-sangue-no-12-andar-3194667e.html
LINHA DIRETA – REDE GLOBO
https://redeglobo.globo.com/Linhadireta/0,26665,GHA0-4626-214984,00.html
OS CRIMES QUE ENVERGONHAM LONDRINA
https://www.folhadelondrina.com.br/bancodosreus/ep-06—cartas-na-mesa-3207643e.html
Dificuldade de alguem acompanhar
A quem serve Luiz Nicácio na Capsml?
Foi mantido desde a gestão de Marcelo Belinati por que? Por quem abençoou?
https://www.tjpr.jus.br/noticias/-/asset_publisher/9jZB/content/autoridades-da-comarca-de-centenario-do-sul-visitam-tjpr/18319
Panela de Pipoka
Já Antonio Belinati ataca o fim do cargo da família dele.
https://www.facebook.com/antonio.belinati.5/posts/pfbid0VkvR3ZRXDheUyLpKPsVHVJs3X56cDKyzoAwQKba4nuDBo39n27omBU29U2pzDh3Dl