Projeto Achados Literários espalha mil livros no feriado de sexta

Os exemplares serão distribuídos em locais públicos da cidade; iniciativa é da Vila Cultural Cemitério de Automóveis, patrocinada pelo PROMIC

Por  Renan Oliveira /N.Com

Foto: Divulgação

Diversos livros novos estarão à espera de leitores para adotá-los, espalhados em diferentes locais públicos de Londrina, nesta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República. A ação cultural é parte do projeto Achados Literários, que propõe o encontro inesperado e repentino da população com livros no espaço urbano.

Nessa edição, cerca de mil exemplares serão distribuídos por meio da iniciativa, promovida pela Vila Cultural Cemitério de Automóveis, que conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), e grupo Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), em parceria com o Festival Literário de Londrina (Londrix).

O objetivo é estimular o hábito da leitura e propiciar ao público uma experiência inusitada de contato com os livros. Geralmente, eles são disponibilizados em locais de grande fluxo de pessoas, como padarias, praças, pontos de ônibus e escolas, além de hospitais e postos de saúde

A diretora do Londrix e coordenadora do projeto, Christine Vianna, contou que o “Achados Literários” foi inspirado no movimento norte-americano BookCrossing. O conceito é focado no ato de ampliar o acesso à leitura com a iniciativa de permitir que as pessoas se deparem com os livros enquanto circulam por algum ponto da cidade, e depois voltem a libertá-los para dar continuidade a um ciclo em prol da disseminação literária.

De acordo com Christine, seis edições do Achados Literários já foram realizadas em Londrina, sendo que uma delas ocorreu, exclusivamente, nos distritos. Cada livro distribuído vem acompanhado por um panfleto que explica sobre os projetos realizados pelos idealizadores e as formas de entrar em contato. Mais de seis mil exemplares de livros já foram distribuídos desde o início das atividades, envolvendo diversos gêneros literários.

Deixe uma resposta