Cascavel merece. É uma baita cidade focada no agronegócio. Mas, e Londrina, segunda maior cidade do Paraná?
Na matéria da Agência Estadual de Notícias 500 mil pessoas são moradoras de Cascavel. 152 mil a mais do que diz o censo do IBGE de 2022. Tá, erros de informação acontecem.
Mas o fato é que o Contorno Leste de Londrina, obra reivindicada há quase tanto tempo como o Contorno Norte – ambos não saíram do papel até hoje – é sempre colocada de lado. Números por números, segundo o IBGE, Londrina tem 560 mil habitantes e área de influência de mais de 1,5 milhão de pessoas.
Em Cascavel o investimento foi de R$ 129,6 milhões, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, governo federal e a Itaipu Binacional.
O contorno dá mais agilidade na conexão entre a BR-277 e a BR-163, além de criar uma ligação mais segura e ágil aos motoristas que acessam a Avenida Brasil pelas rodovias da região. Ao todo, segundo o projeto, mais de 500 mil moradores de Cascavel – conforme a AEN– serão beneficiados diariamente pela duplicação do trecho.
“Este Contorno Oeste de Cascavel era uma necessidade da cidade. O trânsito ali na região já teve muitos problemas, até alguns acidentes que aconteciam por causa do alto fluxo de caminhões, mas que agora está duplicada, com a pista feita de concreto, dando segurança e durabilidade para as vias”, afirmou o governador.
“A obra contempla também a Avenida Brasil, que é uma avenida muito importante para a cidade, funciona como um eixo de crescimento do município e por isso é muito importante entregar esta obra ao povo de Cascavel”, destacou Ratinho Junior.
Na parceria que viabilizou a duplicação, o projeto executivo foi elaborado pelo governo federal, os recursos foram disponibilizados pela Itaipu Binacional e o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), executou a obra. Além dos investimentos na obra em si, o valor total engloba as desapropriações feitas para a construção das novas pistas.