Recenseamento: IBGE vai contratar 12 mil no Paraná

O IBGE divulgou hoje informações sobre o edital dos Processos Seletivos Simplificados (PSS) para os cargos de Recenseador, Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS). Os aprovados no PSS serão contratados para trabalhar no Censo Demográfico 2020.
No Paraná serão 12.025 vagas, sendo 10.358 para o cargo de Recenseador e 1.667 para as funções de nível médio (390 vagas para ACM e 1277 para ACS).
O vencimento é de 2.100 reais para o cargo de Agente Censitário Municipal e de 1.700 reais para Agente Censitário Supervisor. Para o cargo de Recenseador, a remuneração será por produtividade, calculada com base em critérios relacionados às visitas nos domicílios.
O cargo de Recenseador não tem horário fixo, mas deve-se cumprir jornada semanal de, pelo menos, 25 horas, inclusive nos feriados e finais de semana. Para os agentes, a jornada diária é de 8 horas.
A data da prova para o cargo de Recenseador está prevista para 24 de maio. Para os cargos de ACM e ACS, a previsão é que a prova seja realizada em 17 de maio. As provas serão realizadas em todos os municípios em que houver vagas.
Para o cargo de Recenseador, a convocação para o treinamento e contratação está prevista para o mês de julho de 2020. O contrato tem previsão de duração de até três meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico
2020 e na disponibilidade de recursos orçamentários. Já para os cargos de ACM e ACS, a previsão de contratação é para junho e a duração do contrato é de cinco meses, podendo ser prorrogado, desde que o prazo total não exceda a três anos.
O período de inscrições é de cinco a 24 de março e poderão ser feitas no site do Cebraspe (www.cebraspe.org.br/concursos). A taxa de inscrição é de R$ 23,61 para o cargo de Recenseador e de R$ 35,80 para os cargos de ACM e ACS. O resultado final para o cargo de Recenseador está previsto para o dia três de julho, e para os cargos de agentes, 12 de junho.

Deixe uma resposta