Requião critica Copel por "enriquecer aposentados dos EUA"

Em entrevista ao portal D’Ponta News em parceria com a Rede T de rádios, na manhã de ontem o candidato ao governo pelo PT,  Roberto Requião criticou a administração e a política de tarifas da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Requião afirma que a Copel foi fundada em 1954 por Bento Munhoz da Rocha, com o objetivo de oferecer energia a preços básicos para a população, proporcionando qualidade de vida e fazendo com que as empresas progredissem. Porém, atualmente a situação é outra, segundo o candidato. “O governador resolveu fazer a Copel mudar o estatuto e estabeleceu que a tarifa deve ser sempre a mais alta possível, mesmo que a Copel não precise. Ela teve lucro de R$ 5 bilhões nesse ano. Sem nenhuma obra. Distribuíram para os acionistas. Eu continha o nível de lucro na lei DSA, era 25%”, diz Requião.

“Eles estão garantindo a aposentadoria de professores dos Estados Unidos, enquanto uma servente escolar nossa está morrendo de fome porque o dinheiro que ela recebe não dá pra sustentar a família. Isto é o capitalismo selvagem”, completa.

O candidato afirma que, se eleito, pretende demitir todos os diretores e presidentes da Copel e Sanepar. “Não é possível que essas empresas não estejam a serviço do povo do Paraná. A Copel está sendo utilizada hoje como um ‘chupa-cabra’ da economia popular. E vou levar esse pessoal a juízo. Eles mudaram o estatuto e deram poderes absolutos para os minoritários”, pontua.

Além disso, ele também diz que pretende realizar ações como no passado, em que congelou as tarifas de energia elétrica para que o Paraná pudesse se desenvolver sem inflação, “porque  ela é puxada pelo preço da água, da luz, pelo imposto brutal que as empresas estão pagando, e que as multinacionais não pagam”,

Compartilhe
Leia Também
Comente

Um comentário

  1. Genildo

    Tem politico que pensa que se faz campanha como a 20, 30 anos atrás, só faltou dizer “ou abaixa ou acaba”, cidadão aí não tem sensibilidade, não se atualizou, continua o mesmo boçal de sempre. Deixou de depositar 5 Bilhões de reais no Paranaprevidencia e agora que pagar de defensor dos serventes escolares.
    Pois bem, pelo jeito o negócio da esquerda é continuar mantendo o povo dependente das benesses governamentais, reclama que investidores internacionais invistam no Brasil e que lucrem com isso mas e o brasileiro não investe em boas empresas que dão lucro porque? Não foram educadas financeiramente por qual motivo? Mais fácil mantê-las dependentes né.
    Uma ação da Copel (CPLE6 – COPEL)fechou cotada em R$ 7,72 ontem, sexta feira, pagou um Dividend Yeld de 16,66% nos últimos 12 meses, um rendimento aceitável. Eduquem o povo a serem acionistas de empresas estratégicas, não custa caro, dá bons resultados, não ficamos dependentes de acionistas estrangeiros, melhora a qualidade de vida do povo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios