Desde 2008

Editor:
Cláudio Osti

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários-mínimos

3 comentários

Após cerca de 48 horas de obstrução do funcionamento dos plenários pela oposição, o Senado aprovou, nesta quinta-feira (7), o projeto de lei (PL) que isenta do pagamento do Imposto de Renda (IR) os trabalhadores que ganham até dois salários-mínimos, o que equivale a R$ 3.036. O texto agora segue para sanção presidencial. A isenção vai valer a partir de maio do mês-calendário 2025.Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários-mínimosSenado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários-mínimos

PL 2.692/2025 foi apresentado pelo deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, e substituiu a medida provisória 1.294/2025, editada pelo governo federal, e cuja validade venceria na próxima segunda-feira (11).

O relator da matéria no Senado, o líder do governo Jacques Wagner (PT-BA), comemorou o resultado da votação, que foi aprovada em votação simbólica sem manifestações contrárias.

“Depois, trabalharemos para aprovar a proposta de estender a isenção para quem ganha até R$ 5 mil. Seguimos trabalhando por mais justiça social e fiscal”, explicou o relator.

A proposta de isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil reais está em tramitação na Câmara, aguardando votação no plenário. Já aprovada em Comissão Especial, o texto prevê ainda uma redução do IR para quem recebe entre R$ 5 mil e R$ 7.350.

A medida é uma das promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A votação da matéria foi atrasada pelo motim da oposição, que ocupou as mesas diretoras dos plenários da Câmara e Senado após decretada a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado e investigado por obstrução do processo penal, devido às ações dos Estados Unidos contra o comércio brasileiro e a sanção da Casa Branca contra Moraes. Ele nega as acusações.

Da Agência Brasil

Compartilhe:

Veja também

3 comentários

  • Machado Silva

    Os golpistas estão desesperados. Ocuparam violentamente o parlamento na tentativa de salvar os criminosos que tentaram instalar uma ditadura no Brasil e impedir o aumento teto salarial isento de pagar imposto de renda. Esses golpistas fazem de tudo para prejudicar o povo e afundar a economia do país. Não vencerão.

  • O cara tava esperando picanha e ficou só na abobora e olha lá hein, esperar 5k de isenção de IR insistir na burrice. Tem que se lascar mesmo.

  • Papo furado destes mercenários.

    Era para ser R$ 5 mil e agora R$ 3 mil.
    Não votem nos atuais ano que vem.

Deixe o seu comentário