Servidor público ganha 35% a mais que o privado no Paraná, aponta Banco Mundial

do blog do Tupan

O blog do João Frey, na Gazeta do Povo, informa que o Banco Mundial apresentou ao governo do Paraná um estudo sobre o gasto com a folha de pagamento de servidores ativos no estado. Um dos pontos destacados pela instituição financeira é que, no Paraná, os servidores públicos estaduais ganham, em média, 35% a mais que trabalhadores da iniciativa privada. A comparação feita pelo banco toma como base características semelhantes como gênero, cor, idade, atividade econômica, entre outros.

Essa diferença coloca o Paraná levemente abaixo da média nacional de diferença salarial. No Brasil, o setor público estadual paga, em média, 36% a mais que a iniciativa privada.

Prêmio salarial do setor público
Servidores públicos estaduais de todos os estados brasileiros ganham mais que trabalhadores privados com características semelhantes.

Segundo o estudo – que usa dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, do IBGE – essa situação é resultado de seguidos anos de aumento da salarial acima da inflação para o funcionalismo.

Em um artigo publicado em 2017, os economistas Gabriel Nemer Tenoury e Naercio Menezes Filho apontam que “prêmio salarial” do servidor público subiu mais nos momentos em que o país registrou os melhores resultados primários.

“O que encontramos é um aumento do prêmio salarial justamente no “período de ouro” da política fiscal, sendo possível que este tenha abastecido aquele. Posteriormente, na deterioração recente, o prêmio não reduziu-se e, inclusive, experimentou um leve aumento”, escreveram.

Em outras palavras, quando há melhora do quadro fiscal, parte desse resultado tende a ser incorporado pelas remunerações do funcionalismo. (leia mais)

3 comentários em “Servidor público ganha 35% a mais que o privado no Paraná, aponta Banco Mundial

  • 18/06/2019, 09:54 em 09:54
    Permalink

    Rat Jr. curtiu e recomendou este post! Kkk kkk kkk

    Resposta
  • 18/06/2019, 15:04 em 15:04
    Permalink

    E olhe que os trabalhadores do setor privado no Paraná ganham bem pra caralho! Tanto é que eles só viajam de avião e não estão nem aí com a taxa cobrada pela malinha que levam nas viagens.

    Resposta
  • 19/06/2019, 13:47 em 13:47
    Permalink

    Não é que o funcionário público ganha bem, é a inciativa privada que paga mal. O estado paga o justo e o necessário para o conhecimento dos funcionários. Deve-se rever a carga tributária das empresas privadas para que elas possam remunerar seus funcionários corretamente. Então acredito que o título da matéria deva ser “Trabalhador da inciativa privada ganha 35% a menos que o setor público no Paraná, aponta Banco Mundial”

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: