De O Sul
A despeito desse novo tipo de crime, o cangaço digital, a grande maioria dos brasileiros acredita no cofre dos bancos. Estudo da Croma Consultoria, “O futuro da relação do brasileiro com o dinheiro e as finanças” aponta que 67% dos ouvidos confiam total ou parcialmente nos bancos; BB (51%) e Caixa (48%) mantêm alta confiança entre gerações mais velhas. Bancos digitais como Nubank (40%) têm a preferência de jovens.















5 comentários
Glaucia
Metade dos brasileiros já caiu em golpes na internet.
É um cenário preocupante, principalmente se considerarmos que 20% da população ainda não tem acesso à rede e pode estar mais suscetível a esses crimes quando se conectar.
História
https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2025/07/06/depoimento-de-suspeito-preso-por-ataque-hacker-detalha-esquema-que-desviou-mais-de-r-540-milhoes.ghtml
Cadê a PF?
Só a Civil que investiga?
15 mil reais viraram 3 bilhões em fraude?
Campos
Sim, a Civil só investiga os casos que a ela compete investigar. Já a Polícia Federal cuida dos crimes federais, isto é, daqueles crimes cuja competência estão no seu âmbito. Simples assim. E o crime de “3 bilhões” (que na internet já deve estar virando uns 3 trilhões de dólares) ocorreu em empresas privadas. E, como geralmente ocorre nesse tipo de crime, a invasão é bem simples: através do login e da senha de alguém da própria empresa, na maioria das vezes, através de funcionário corrupto.
Panela
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2025/07/08/prisao-golpe-mg.htm
Quem acredita na Civil que não encontra os ladrões
Cadê o MP
Cadê a PF.
https://valor.globo.com/financas/noticia/2025/07/03/banco-central-sofreu-assalto-historico-duas-decadas-antes-do-ataque-hacker-relembre.ghtml
POLÍCIA CIVIL de São Paulo atendeu aos bancos paulistas rapidamente e encontraram até o nome, mas o dinheiro é que nem o BC de Fortaleza – sumiu e os processados nem foram julgados.
Ê São Paulo só?
https://www.metropoles.com/sao-paulo/corregedoria-policiais-presos-reproduzem-estrutura-do-pcc-na-cadeia
3 bilhões de reais – o roubo cibernético do Banco Central do Brasil
https://obastidor.com.br/investigacao/o-roubo-de-3-bilhoes-de-reais-8988
https://obastidor.com.br/investigacao/uma-dezena-de-fintechs-suspeitas-8991
https://obastidor.com.br/investigacao/uma-fintech-suspeita-8989
https://obastidor.com.br/investigacao/o-cozinheiro-do-roubo-8992
https://obastidor.com.br/investigacao/o-hacker-caiu-8987