“Gancho” lança ‘Tempos de Cigarro sem Filtro’

Tempos de Cigarro Sem Filtro, primeiro romance do jornalista José Maschio, retrata o Brasil da década de 1970. O período sombrio da ditadura militar aparece através dos olhos de pessoas humildes, cidadãos simples levando suas vidas simples na periferia das cidades.

Em Tempos de Cigarro Sem Filtro, José Maschio, com sua longa experiência como repórter, narra a história de Jaso e Maria, um casal unidos pela miséria. Vivem na periferia de uma típica cidade brasileira dividida por desigualdades sociais e econômicas. Jaso é um peão para qualquer trabalho braçal, Maria uma lavadeira de roupas.

Jaso emprega dois garotos em suas empreitadas de abrir valetas, roçar capoeiras e erguer cercas: Ruço e Lozinho. Realizando trabalhos de adultos, os meninos rapidamente abandonam a infância e passam a experimentar as crueldades do mundo e de suas condições sociais.

A vida empurra Ruço e Lozinho para caminhos completamente diferentes. Ruço torna-se um militante na luta contra a ditadura e passa a levar uma vida na clandestinidade. Lozinho torna-se um boêmio da malandragem, um jogador de sinuca que passa a viver no mundo da jogatina.

Em Tempos de Cigarro Sem Filtro, José Maschio oferece um retrato do período da ditadura militar a partir da ótica de pessoas que não estavam conscientes dos acontecimentos. E mesmo alheios aos fatos históricos, em algum momento trombavam com o abuso de poder e com violência.

Com uma escrita pautada pela oralidade, a literatura desenvolvida por José Maschio dá prosseguimento aquela iniciada pelo escritor João Antônio (1937 – 1996), onde a língua falada nas ruas, dentro do cotidiano das pessoas, é revelada com arte.

Lançamento em Londrina:

Local: SESC Londrina Cadeião (Rua Sergipe, 52)

Dia: 22 de agosto (terça-feira)

Hora: 19h30

Deixe uma resposta