Preço baixo da soja faz produtores segurar produto

Os silos estão cheios, mas a venda da soja está 27% menor do que a esperada para o período. É que o preço da saca de 60 kg – em média R$119,00, está desmotivando os produtores que têm como manter a colheita, ou pelo menos parte dela, guardada. O valor atual é  aproximadamente 32% menor comparado a junho de 2022, quando a cotação atingia R$ 176,00.

A safra recorde de 2022/23, estimada em 22,34 milhões de toneladas, pode forçar ainda mais os preços para baixo se o mercado externo, principalmente o chinês não mudar seu direcionamento e voltar a comprar a produção pelo menos nos mesmos patamares do início de 2022. 

Os dados estão na análise feita pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). E podem ser conferidos no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 7 a 16 de junho

Compartilhe
Leia Também
Comente

Um comentário

  1. Carlos Marques

    O sojicultor vai ter de vender 3 toneladas de seu produto pra comprar apenas um (1) iPhone 14 no Magalu hoje! Em pleno Século XXI, não dá mais para um país continuar investindo toneladas de dinheiro no agro quando o setor industrial é que produz mais mercadorias com maior valor agregado.

  2. Genildo

    O agro é que esta carregando nas costas o PIB do Brasil, deixar de investir “toneladas de dinheiro” é retroceder. Blá blá blá blá, blá blá bla bá! De seu iPhone digita que o setor industrial é o que mais produz mercadorias com valor agregado mas nunca comprou um telefone ou PC da Positivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios