Rolândia volta a comemorar aniversário em janeiro

Da Assessoria

Numa canetada, Rolândia remoçou quase dez anos. O município, que comemorava aniversário em 29 de junho, tendo como referência a fundação da cidade, em 1934, passa a comemorar aniversário, agora, em 28 de janeiro, data relativa à emancipação política, ocorrida em 1944. A mudança foi estabelecida em projeto de lei do então prefeito Johnny Lehmann enviado à Câmara no final de novembro e aprovado pelos vereadores.

Pela lei agora revogada, Rolândia comemorou 80 anos em 2014. O dia 29 de junho de 1934 é considerado o da fundação da cidade por conta do início da primeira construção no perímetro urbano, o Hotel Rolândia – que está sendo reconstruído, com a utilização de parte do material original, ao lado da antiga Estação Ferroviária, com recursos próprios da prefeitura.

O dia 29 de janeiro de 1944 é a data da emancipação política de Rolândia. Assim, com a lei aprovada pela Câmara e que será publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial, passa a ser essa a data oficial do aniversário da cidade, que, então, completará 71 anos no mês que vem. A nova lei também estabelece feriado nesta data.

Outro ponto relevante da nova lei é o reconhecimento oficial da Companhia de Terras Norte do Paraná, posteriormente denominada Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, como fundadora de Rolândia.

Deixe uma resposta