Tenha mais paz na vida
Por Abraham Shapiro
Há um bom tempo, eu decidi reduzir drasticamente o meu acesso a notícias sobre política.
Embora alguns possam considerar isso irresponsável, acredito que a maioria das mídias que recebemos faz mais mal do que bem . Os grandes especialistas de plantão enterram manchetes positivas e aumentam suas classificações, fazendo as coisas parecerem o mais ruins possível, prevendo o desaparecimento do Brasil por causa de seus oponentes políticos.
As conversas sobre política costumam ser tão ruins quanto.
Quando ouço amigos e familiares começarem a falar sobre política, seu comportamento muda drasticamente. A conversa agradável que estávamos tendo sobre algum tópico neutro fica irritada e tende a ferver.
Em um nível prático, as notícias que consumimos geralmente não mudam a maneira como votamos, e a emoção de indignação justa pelos males de nossos oponentes políticos tem um custo muito alto.
Sentir raiva, pessimismo e medo nunca me fará um ser humano melhor para meus amigos ou um pai melhor para meus filhos. É como diz uma expressão iídiche: precisamos de política tanto quanto precisamos de “a loch in kop” – tradução: ‘um buraco na cabeça’.
Abraham Shapiro é empresário e consultor de empresas
Compartilhe
Leia Também
Comente
Nada traz mais paz que ver um político corrupto se lascando.
Momento nirvana no Paçoca.
A culpa desse mal estar é dos políticos demagogos e populistas, também do eleitor que trata político como bichinho de estimação. Contudo, é muito perigoso esse mal estar, porque nos torna desinteressados nos afastando da política e do debate. Enfraquece nossa participação política e os deixa à vontade para fazer o que fazem.
Mas essa paz está se voltando a favor dos 178 deputados corruptos que assinaram a criação da CPI contra a Lava Jato. Inclusive vários do Paraná.