Desde 2008

Editor:
Cláudio Osti

Paraná Pesquisas: Moro tem 46,2%, Requião Filho 23,6% e Sandro Alex 21,5%

0 comentários

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas ouviu 1.280 eleitores entre os dias 25 e 27 de setembro. Diferença entre Requião Filho e Sandro Alex é de 2,1 pontos percentuais, dentro da margem de erro

A nova pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta segunda-feira (28), mostra Sergio Moro (PL) com 46,2% das intenções de voto para o Governo do Paraná. Requião Filho (PDT) aparece com 23,6%, enquanto Sandro Alex (PSD) registra 21,5%.

Inscreva-se aqui no nosso canal do youtube

O levantamento foi realizado a uma semana do primeiro turno, marcado para 4 de outubro, e aponta uma diferença de 2,1 pontos percentuais entre Requião Filho e Sandro Alex. Como a margem de erro é de 2,8 pontos percentuais, os resultados dos dois candidatos estão dentro da margem de erro.

A pesquisa ouviu 1.280 eleitores em 60 municípios do Paraná, entre os dias 25 e 27 de setembro, por meio de entrevistas pessoais e domiciliares. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PR-02701/2026.

Inscreva-se aqui e receba as notícias pelo seu whats

Votos válidos

Quando são excluídos os votos brancos, nulos e as respostas de eleitores que não sabem ou não quiseram opinar, a distribuição apresentada pelo instituto é a seguinte:

Candidato Votos válidos
Sergio Moro 50,1%
Requião Filho 25,6%
Sandro Alex 23,3%
Luiz França 0,5%
Tayná Miessa 0,3%
Adriano Funileiro 0,1%
Doutor Alexandre Salomão 0,1%
Samuel de Mattos 0,1%

Nesse recorte, Moro aparece com 50,1% dos votos válidos, percentual que ultrapassa numericamente a marca de 50%. O dado indica um cenário em que a votação poderia ser decidida no primeiro turno caso o resultado das urnas reproduzisse exatamente a pesquisa. Entretanto, a margem de erro deve ser considerada na interpretação do número.

Oscilação na reta final

Na comparação com a pesquisa anterior do mesmo instituto, divulgada em 18 de setembro, Moro passou de 44,7% para 46,2%. Requião Filho foi de 23% para 23,6%, enquanto Sandro Alex passou de 19,7% para 21,5%.

As três variações ocorreram dentro de um intervalo de nove dias. Isoladamente, portanto, os números não permitem afirmar que houve crescimento estatisticamente significativo de qualquer um dos candidatos.

A diferença entre Requião Filho e Sandro Alex, que era de 3,3 pontos percentuais na rodada anterior, passou para 2,1 pontos nesta pesquisa. Como essa diferença é inferior à margem de erro, o levantamento não estabelece uma separação estatística segura entre os dois candidatos.

É justamente essa proximidade que concentra uma das principais questões numéricas da pesquisa: a distância entre os dois nomes que aparecem imediatamente atrás de Moro.

Pesquisa espontânea

Quando os entrevistados não recebem uma lista de candidatos e precisam mencionar espontaneamente em quem pretendem votar, os percentuais são menores.

Nesse cenário, Moro aparece com 33,4%, Requião Filho com 14,2% e Sandro Alex com 13%.

O índice de eleitores que não sabem ou não quiseram opinar chega a 34,3%, enquanto 4,4% responderam nenhum, branco ou nulo.

A diferença entre a pesquisa estimulada e a espontânea evidencia também o peso da apresentação dos nomes dos candidatos no momento da entrevista.

Rejeição

O levantamento também perguntou aos entrevistados em quais candidatos não votariam de jeito nenhum. Como era possível citar mais de um nome, os percentuais não devem ser somados.

Os resultados foram:

  • Requião Filho: 39%
  • Sergio Moro: 27,3%
  • Sandro Alex: 12,9%

A rejeição, portanto, representa uma medida diferente da intenção de voto. Ela mostra o percentual de entrevistados que declarou não votar em determinado candidato, mas não indica, isoladamente, para quem essas pessoas transfeririam seu voto.

Pesquisa foi alvo de questionamento judicial

A divulgação do levantamento ocorreu depois de uma tentativa da campanha de Sandro Alex de impedir sua publicação.

O pedido foi analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A juíza auxiliar Sandra Bauermann, durante o plantão eleitoral, indeferiu o pedido de suspensão da divulgação da pesquisa registrada sob o número PR-02701/2026.

Última semana concentra disputa pelos votos

Os números foram divulgados na última semana antes do primeiro turno e colocam no centro da disputa a definição do resultado no primeiro turno e a composição de um eventual segundo turno.

A pesquisa, porém, é um retrato das intenções de voto no período em que as entrevistas foram realizadas — 25 a 27 de setembro — e não uma previsão do resultado eleitoral.

Com a votação marcada para 4 de outubro, os próximos dias serão marcados pela exposição dos candidatos nos debates, programas eleitorais e atividades de campanha.

A pesquisa também será tema de uma Superlive do Blog do Esmael nesta segunda-feira (28), às 19h, com a participação de Murilo Hidalgo, presidente do Paraná Pesquisas, além de jornalistas de diferentes regiões do Estado.

Entre os participantes está Cláudio Osti, do Paçoca com Cebola, de Londrina. A transmissão também deverá abordar o debate da RPC previsto para terça-feira (29), com Moro, Requião Filho e Sandro Alex.

Compartilhe:

Veja também

Deixe o primeiro comentário