Um grupo de trabalho da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa) fez um levantamento das contas da gestão Beto Richa (PSDB) cerca de um ano antes da eleição de 2014. Segundo fonte, o relatório final produzido pela equipe diagnosticou a crise financeira do estado e foi apresentado ao governador, seguido de um plano de pagamento das dívidas com fornecedores. Durante a campanha pela reeleição, Richa defendeu que o caixa estava “em ordem”, o que garantiria um resultado melhor no segundo mandato. Leia mais
Se Richa sabia da crise, ele mentiu na campanha
Tópicos:
Veja também

Vergonha: Juizes do TJ do Paraná poderão receber até 14 mil a mais para supervisionar estagiários
01/05/2026












6 comentários
Rosemary Sordi
O fato de o Governo Federal alimentar, desavergonhadamente, as boquinhas famintas e igualmente inescrupulosas para, digamos, manter o staff criminoso que, ilusoriamente, lhe dá a blindagem que necessita para continuar com o poder, não exime o Governador do Estado de sua culpa. Essa história de esconder-se sob o erro do outro já não se sustenta mais. Beto Richa mentiu, Dilma mentiu e, igualmente, precisam ser execrados. Nosso governador tem demonstrado imaturidade para o cargo e está mal assessorado. Caso contrário, ele não teria comprometido seu futuro político com uma decisão tão desastrosa. Falta-lhe inclusive culhões para enfrentar a imprensa, como é sua obrigação fazê-lo, para dar satisfação àqueles que o elegeram, como é o meu caso. Essa gente não está percebendo que o país está feito uma panela de pressão prestes a explodir. A resistência dos grevistas paranaenses é só uma gota d’água.
V.Fraternidade
É Naym, quem sempre serviu e aplaudiu a um Governo corrupto e vergonhoso como o de Belinati, jamais vai reconhecer a seriedade e a competência do Hauly. Naym, o teu ódio pessoal contra o Hauly faz muito mal prá você. Liberte-se, meu caro, pois nem os teus velhos amigos suportam mais essas suas lamúrias.
Auditor
Naym, você falta com a verdade quando diz que o Hauly mentia e mascarava relatórios. A prestação de contas na Assembléia, refere-se ao quadrimestre, não é um demonstrativo do antes e do depois. Desde quando assumiu o Governo, conforme apontava relatório feito pelo Controle Interno, já se sabia – e foi publicado – as dificuldades financeiras do Estado. À frente da Sefa, mesmo sem aumentar impostos, Hauly conseguiu a maior arrecadação entre todas as unidades da Federação, e isso foi reconhecido nacionalmente. Hauly nada tem a ver com a crise financeira do Estado, pois ele não era O ORDENADOR DE DESPESAS. Ele cumpriu muito bem a sua parte como responsável pela Secretaria de Fazenda, e isso é devidamente reconhecido por quem participou de perto dos seu trabalho na Sefa.
Cincão
Até parece que é só o Governo do Paraná que tem cargos comissionados. Apenas refrescar a memória, ou melhor, abrir os olhos de Cerveró: BOQUINHAS NO GOVERNO DILMA CHEGAM A 107.085. E aí?
Naym Libos
O Estado vinha trabalhando no vermelho desde o início de 2013. O então secretário da Fazenda Luiz Carlos Haully mentia sobre a real situação e mascarava relatórios. Quando descoberto, Haully pediu o boné e se mandou pra Brasília. Acovardou-se. Com a chegada da funcionária de carreira, Jozélia, assumindo interinamente a pasta, a verdade veio à tona. Enxugou a conta do Detran e outras autarquias pra pagar o 13 salário e a folha de dezembro.
Devil
E aí o governador continuou pagando o Marcelo Caramori, aumentou a lista de cabos eleitorais, digo, comissionados para conseguir mais votos. Exemplo de gestão tucana.