Desde 2008

Editor:
Cláudio Osti

CCR já é alvo de reclamações na Assembleia. Segundo Romanelli manutenção na BR 376 está um horror

6 comentários

da Assessoria

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) vai encaminhar nesta segunda-feira (4) a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) pedido de informações sobre a falta de manutenção da Rodovia do Café (BR-376), no trecho concessionado à CCR. Ele também cobra mais efetividade na fiscalização dos contratos do pedágio. “A ANTT tem que explicar por que a CCR não está fazendo a manutenção adequada na BR-376 (Rodovia do Café)?”, questionou Romanelli.

Além da falta de manutenção, o deputado aponta a falta sinalização adequada, os buracos existentes em vários trechos da rodovia, a pavimentação precária e também falta fiscalização da agência sobre os serviços previstos nos trechos concessionados do Lote 3 do pedágio. “Temos que ter uma rodovia bem cuidada para garantir um tráfego seguro para quem usa a Rodovia do Café. A ANTT nos deve, no mínimo, uma explicação”, disse na tribuna do legislativo estadual.

Romanelli considera esta situação grave, ainda mais, segundo ele, pela agilidade da agência em anunciar o reajuste de 7,5% em oito praças do pedágio a partir de 28 de agosto nos trechos rodoviários explorados (Lote 2) pela EPR Litoral Norte. “É uma paulada, um reajuste tão expressivo no primeiro ano de concessão”, avaliou.

Lotes 3 e 6
O deputado explica que nos novos contratos dos lotes 3 e 6 foram feitas adequações para que antes da cobrança das tarifas de pedágio fosse feita a manutenção das rodovias para que tivessem condições nas pistas de rolamento e na sinalização viária. “Quem utiliza a BR-376 (Lote 3) constata que a grande parte da rodovia está sem a sinalização adequada, com buracos, uma pavimentação asfáltica muito precária”, apontou

“Eu não entendo que neste momento, a ANTT esteja absolutamente sempre muito pronta a promover reajustes tarifários, mas aquilo que é fundamental a obrigação da agência, que é cuidar da fiscalização da execução dos contratos, infelizmente não é o que estamos vendo”, completou,

A Rodovia do Café faz parte do Lote 3 das concessões que abrange ainda os trechos das rodovias BR-369, BR-373, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090, totalizando 569 quilômetros. São sete praças de pedágio (duas novas: Mauá da Serra e Tamarana)

Pelo contrato assinado, a concessionária deve duplicar 132 km de rodovias, pavimentar 25 km de terceiras faixas adicionais, construir 22 passarelas, 24 km de ciclovias e dois pontos de parada. As obras de duplicação devem alcançar os trechos da Rodovia do Café entre Mauá da Serra e Ponta Grossa, além de dois novos contornos em Ponta Grossa, um em Apucarana e outro na cidade de Califórnia.

Reajuste
Já o Lote 2 do pedágio no Paraná, administrado pelo consórcio EPR Litoral Pioneiro, abrange rodovias nas regiões Norte Pioneiro, Campos Gerais e Curitiba, incluindo trechos da BR-153, BR-277, BR-369 e outras rodovias estaduais. São 609 quilômetros de rodovias que incluem ainda as PR- 092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855.

Os novos valores do reajuste de 7,5% por praça (categoria 1 – automóveis) ficarão da seguinte forma, a partir de 28 de agosto: São José dos Pinhais (R$ 24,00), Sengés (R$ 7,70), Jacarezinho (R$ 12,80), Carambeí (R$ 12,10), Jaguariaíva (R$ 8,00), Quatiguá (R$ 13,80), Jacarezinho Auxiliar 1 (R$ 12,80) e Jacarezinho Auxiliar 2 (R$ 12,80).

(fotos: Valdir Amaral/Alep)

Compartilhe:

Veja também

6 comentários

  • Para que serve o Coronel aposentado da PM do Paraná Malucelli?
    E sua Fetranspar das transportadoras?
    https://www.fetranspar.org.br/noticias/cinco-novos-pedagios-iniciam-cobranca-em-tres-rodovias-do-parana-no-dia-28/

    E esses empresários da FIEP?
    Com esse ridículo Olhômetro de Pedágio

    https://observatoriodospedagios.org.br/

    Pergunte sobre BR 376 para a IA deles e ela responde em inglês para o caminhoneiro Geraldo… quaquaquá

    Br 376

    The BR-376 is a major highway in the state of Paraná, Brazil. The document provides detailed information about various interventions and improvements along this highway, including the implementation of additional lanes and roundabouts at various kilometer points. It also provides data on the average daily mixed traffic (VDMAeq) for different sections of the highway.

    E olha o recado do timão:

    A IA dos Pedágios pode cometer erros. Caso identifique alguma inconsistência, entre em contato com o nosso time.

  • marcos antonio tolomeu

    Olha, de fato a rodovia está com o pavimente ruim mesmo, vou a curitiba praticamente a cada 60 dias, e em vez de melhorar, a coisa so piora, a chance de perder uma roda, corta pneu na rodovia é muito grande, e pelo que entendi eles só iam poder cobrar depois de td regularizado, mas onde está a regularização??
    Outra coisa, se pelo menos sinalizassem onde estão os problemas, seria ótimo, mas nem isso fazem, e na ultima vez que estive la, ta com 45 dias, não vi nenhuma movimentação de reparo na rodovia, nem máquinas encostada pois foi final de semana tinha.

  • Cadê o pedágio de 5 reais prometidos pelo Lula? E pelo Ratonho?

    https://www.facebook.com/watch/?v=861618215288501&vanity=najuliaribeiro

    Cadê a OAB dos causídicos sem causa?

    https://www.oabpr.org.br/oab-parana-e-g7-entregam-proposta-sobre-pedagio-ao-ministerio-dos-transportes/

    E você Romanelli? Só dando nome de trincheira para o parente na PR 445?

    Também tomaram parte do encontro na Fiep o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o secretário da Infraestrutura e Logística do estado, Sandro Alex, o deputado federal Ricardo Barros, líder do governo federal na Câmara; e o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, que lidera a frente parlamentar do pedágio na Assembleia Legislativa do Paraná.

  • Vamos cobrar

    Onde estão Cloara, Cobra. Turini e Tamura para fiscalizar??????

  • Pelo jeito alguém não esta recebendo………

  • Rubens luiz caldarelli

    O povo tem memória curta, este deputado furou pedágio para não pagar era o fiel escudeiro do governador ROBERTO REQUIÃO em defesa da tese ou pedágio abaixa ou acaba ,hoje quase 20 anos depois este mesmo deputado e os deputados do governador deixou voltar o pedágio, voltar e com menos de 6 meses implantado, deixou aumentar o pedágio agora vem com conversa contra o pedágio falando que as estradas estão emburacadas só viaja de avião por cima agora vem criticar as estradas cuidada pelos pedágio,.chega de hipocrisia o povo inteligente cansou.

Deixe o seu comentário