Londrina já foi mais politizada

Por Antônio Santiago

Na década de 80 Londrina era a cidade mais politizada do Paraná.

Símbolo de resistência política.

E três jovens se destacavam.

Os médicos Marcio Almeida e Luís Eduardo Cheida e o jornalista Tadeu Felismino. Todos anti-belinatistas ferrenhos, todos de esquerda. Marcio era do PCB clandestino e atuava no MDB, assim como Tadeu. Já Cheida, saiu do MDB e participou da fundação do PT. Desse trio, todos apostavam, que pelo menos um seria governador do Estado.

Cheida foi prefeito da cidade, Marcio virou deputado estadual e Felismino se elegeu vereador e presidente da Câmara.

Mas como a política é dinâmica e pragmática, os “meninos” seguiram por caminhos diferentes. Marcio, deixou Marx e Lenin de lado, virou tucano e abraçou Beto Richa nos seus governos. Cheida se elegeu deputado pelo PMDB e depois foi secretário estadual de meio ambiente no governo Requião.

Tadeu deu um tempo na política, pelo menos explicitamente. Voltou à política pelas mãos do belinatismo, que ele tanto combateu.

Ele deixou essa vida prematuramente, na semana passada. Partiu antes do combinado, e para sempre. Era um cara decente.

Fazendo esse retrospecto fica fácil entender porque a política londrinense encolheu, deixando todos de boca aberta.

Antonio Santiago é jornalista

Compartilhe
Leia Também
Comente

Um comentário

  1. Campos

    Realmente o salto da defesa das liberdades democráticas para transformação em um nicho eleitoral da extrema-direita é motivo de urgente retorno da cidade à civilização política. Hoje a política londrinense está sob controle majoritário do bolsonarismo representado por três vertentes: membros de uma sociedade secreta medieval, civis armados da extrema-direita (CACs) e evangélicos fundamentalistas, inimigos viscerais da ciência.

    1. Genildo

      Faaaaala comedor de abóbora com capim, cê tá bem? Escuta, cê tem certeza que vc era o mais rápido, ágil e qualificado espermatozoide para a reprodução humana?
      Tem certeza que vc não era um dos últimos e como bom esquerdista deu um jeitinho e passou na frente?

      1. Campos

        Vindas de um extremista da direita capiau (que já está virando folclórica), suas palavras a meu respeito me trazem alívio. Ficaria preocupado se dissesse o contrário. Dirigido a mim, seu vitupério é elogio. Obrigado, camarada. Em tempo: já aprendeu que a expressão correta é nada a ver e não nada haver ou está impossível de entender? Rsrsrsrs

        1. Genildo

          Perdi quase 14 segundos de minha existência tentando encontrar onde escrevi nada haver……adoro quando me manda esses rsrsrsrs despretensiosos.

          1. Campos

            Vai precisar mais do que apenas 14 segundos, vai precisar de memória. A expressão NADA HAVER foi escrita em um comentário anterior e exatamente como acabei de escrever: em caixa alta! Mas não esquente, tio, é só uma zoação com sua educação refinada.

  2. Anubian

    Se por “repolitizar” querem dizer se alinhar ao PT ou se tornar oposição controlada junto com o PSDB, sim, Londrina está bem despolitizada.

  3. Jerônimo

    Esqueceu dizer que Cheida deu um arrasta pé no Tadeu em 1992, com história dos selos pagos pela Câmara.
    Cheida foi traíra para deixar Tadeu pra trás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios