UBER x Taxis

Por Gustavo Lessa, advogado

Uber é uma empresa multinacional norte-americana, prestadora de serviços eletrónicos na área do transporte privado urbano e baseada em tecnologia disruptiva em rede, através de um aplicativo E-hailing que oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional, conhecido popularmente como serviços de “carona remunerada”.
Cerca de cinco anos após sua fundação a empresa foi avaliada em 18,2 bilhões de dólares, em junho de 2014, contando com investidores como a Google e Goldman Sachs.
Este texto aí de cima é da Wikipedia, não é do Gustavo.
O texto do Gustavo está aqui embaixo:
A empresa Uber é uma multinacional que explora pessoas de boa índole que trabalham para ela sem remuneração fixa, sem direitos trabalhistas, sem qualquer tipo de seguro, sem respeitar a legislação brasileira, sem sede (utilizam-se dos espaços “co-working” nas cidades em que se estabelecem, sem CNPJ e sem alvará.
Cooptam pessoas que pensam estar “conectadas” ao mundo moderno e se utilizam de um serviço ilegal de transporte de pessoas.
Os usuários economizam, evidentemente, uma vez que os táxis são cheios de regulamentações e obrigações fiscais e documentais de toda ordem.
Um dia, os táxis acabarão e ficaremos nas mãos de uma multinacional americana que cobrará o preço que quiser para que andemos nos carros dos seus funcionários não remunerados.
Será que me fiz entender?

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6 Comments

  1. Vilson Antônio Ferreira

    Toda concorrência é saudável, quando os táxis acabarem virá outras empresas concorrer com o Uber

  2. Luckas

    Vou continuar utilizando o UBER…
    É necessário evoluir, modernizar, e aceitar a inovação que ocorre no mundo e afeta a sociedade – Sim! temos impactos normativos, regulatórios, sociais, previdenciários, etc… etc… etc…
    – Preciso do serviço e buscarei o melhor preço.
    O mercado? Ele deve se ajustar – está é uma lei natural – como a da gravidade, não adianta ser revogada por decreto…
    Ou vamos continuar pensando que precisaremos de leis que nos condenam ao ostracismo,… codo a antiga lei de informática que não permitia a importação de equipamentos de informática, ou outra que não nos permitia importar automóveis…. etc. etc. etc.
    Trabalham para o UBER, pessoas que necessitam trabalhar… Estas pessoas deverão buscar alternativas para suas necessidades previdenciárias, remuneratórias, etc… Porque o Estado é que deve dar tal assistência???
    Quanto menos estado MELHOR!!! Aonde o Estado está presente já sabemos como funciona…

  3. JP

    A favor do UBER! O resto é balela …

  4. Luan

    Sr Lessa, sabe porque o Uber capta esta gente simples, por falta de emprego, roubado pela classe politica, que hoje estampa seus roubos, pelo pais , sem a menor falta de pudor, se não tivessemos tantos ladrões do dinheiro publico, talvez este povo tivesse um emprego decente.

  5. maria

    os malvados imperialistas americanos, sempre eles! Sr. Lessa, lei de mercado, capitalismo selvagem, liberalismo sempre

  6. Coiós do interior

    Os Caraminguás londrinenses realmente acham que UBER é modernidade? kkkkkkkkk
    Pobrezinhos! É duro a pobreza não permitir a estes coitados saírem da terrinha vermelha e irem além das prainhas. Visitem Berlim, Paris, Roma, Nova Iorque, Londrina, Tókio como eu visito várias vezes durante o ano e verão como estas cidades trabalham a questão de mobilidade urbana.
    Não vou dar dica, deixem a preguiça e a comodidade e pesquisem na internet.
    Mas gostei da piada acima: “Uber é modernidade” ….Só se, modernidade, seguir o mesmo conceito que o espelho foi para os índios! kkkkkkkkkkkkk “mijei” de rir, com o perdão da palavra. kkkkk Desculpe nobre Cláudio. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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