Disparada da energia elétrica compromete renda dos mais pobres
Pesquisa do Ipec para o iCS (Instituto Clima e Sociedade) mostra que 22% dos brasileiros, diante da alta explosiva das tarifas de energia e água, estão trocando o pagamento da conta de luz pela compra de alimentos básicos, como arroz e feijão. A energia corroeu ao menos 25% dos vencimentos de metade da população brasileira.
A pesquisa foi feita entre os dias 11 e 17 de novembro de 2021. O instituto entrevistou 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do país.
O levantamento mostrou que o aumento da energia comprometeu, em média, metade do orçamento de um quarto dos brasileiros de baixa renda (até cinco salários mínimos — hoje, R$ 6.060).
No geral, quatro entre dez brasileiros reduziram despesas deixando de comprar roupas, sapatos e eletrodomésticos para arcar com a luz. A população de baixa renda é a que mais contribuiu com esse resultado.
Os cortes de despesas foram mais severos no Nordeste e no Centro-Oeste, onde um em cada quatro habitantes (28% e 27%, respectivamente) postergou o pagamento para ir ao supermercado.
Fonte IPEC