Ex-secretário de Saúde, o médico Beto Preto está arriscando, e sabe disso

A foto abaixo, publicada hoje pelo médico Beto Preto no Palácio do Iguaçu chamou a atenção de muita gente, inclusive do jornalista Guilherme Lima, da Rádio Paiquerê.

Explico. Diz o post em uma rede social: Bom dia! Mais uma semana de trabalho começando no Palácio Iguaçu.

Qual o problema disso?

Bom, Beto Preto é pré-candidato a deputado federal. Nos últimos três anos e quatro meses foi Secretário de Estado da Saúde, aparecendo todo santo dia e todo dia santo em praticamente todas as midias falando sobre covid, inaugurando obras, fazendo repasses de verbas para municípios etc. Exercendo sua função de Secretário, mas também aproveitando cada segundo para fortalecer sua pré-candidatura.

No dia 31 de março foi exonerado da função pois, respeitando a lei eleitoral, ele não poderia continuar Secretário de Saúde se fosse disputar a eleição. Secretários e outras funções de tem o poder de ordenar despesas, dar repasses, etc, precisam se desincompatibilizar seis meses antes do pleito.

Curiosamente, mas nem tanto, em 1 de abril, no dia seguinte à exoneração, ele foi nomeado assessor do governo Ratinho Jr. Neste caso, como não tem cargo em que pode ordenar despesas, pode se desincompatibilizar num prazo menor para concorrer à eleição.

A questão é que isso pode virar uma dor de cabeça jurídica para o ex-Secretário. Acontece que, se para o público a imagem que está sendo mostrada agora continuar a ser veiculada com a função de Secretário, algum adversário poderá ingressar na justiça contra Beto Preto por abuso de poder político e isso pode gerar até impedimento de registro de candidatura.

Na política há tanto tempo, ele sabe do risco, e resolveu arriscar.

Compartilhe
Leia Também
Comente

6 Comments

  1. Walace Soares de Oliveira

    Esse é o perfil do político brasileiro, sempre dando um “jeitinho”, aproveitando a máquina pública em benefício privado e a ignorância do eleitor.

  2. Devil

    Bobagem! Que problema há se um assessor do governador está trabalhando no local de trabalho do governador? Pelo menos ele está indo ao trabalho, diferente daqueles assessores do Bozo & Sons que não iam ao trabalho e ainda entregavam seus salários aos parlamentares. Não sou eleitor do Beto Preto, mas botar ele trabalhando no Palácio Iguaçu é forçar a barra. Ainda se ele estivesse na Secretaria da Saúde…

  3. Américo

    Não vi mal nenhum… Ele não é assessor de gabinete do governador? O gabinete não fica no Palácio Iguaçu? Queriam que ele trabalhasse onde? Então…. forçação de barra…

  4. Marta

    Se ele fizer o que fez sendo secretário da saúde, estamos bem…. trabalha muito!

  5. Genildo

    Inconguencias da matéria: colocar petista pra trabalhar é duro de ler, ver e acreditar hein!

    1. Satanás

      Meu amigo, precisa se atualizar. Beto Preto saiu do PT e está no PSD há mais de seis anos. Tirando os berrantes do terraplanismo, a maioria dos paranaenses defendem que ele fez um bom trabalho para enfrentar a pandemia da covid no Paraná. Inconguencias? Inconguencias? Inconguencias? Cadê seu assessor, camarada? Quá! Quá! Quá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios