AGU abrirá investigação para apurar desvios de conduta na Lava Jato

Da Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou ontem (6) que vai criar uma força-tarefa para investigar agentes públicos por desvios de conduta cometidos durante a Operação Lava Jato. A decisão foi anunciada após a divulgação da liminar do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou as provas obtidas nos acordos de leniência da Odebrecht.

Segundo a AGU, a apuração também pretende promover a reparação de danos causados por decisões proferidas pela 13ª Vara Federal em Curitiba, que foi comandada pelo ex-juiz e atual senador Sérgio Moro.

A investigação vai analisar a conduta de procuradores do Ministério Público Federal (MPF) e de juízes que atuaram na Lava Jato. Ao final da investigação, se os envolvidos forem responsabilizados, a AGU quer cobrar indenizações para ressarcimento ao governo federal.

Na decisão, além da anular as provas da Odebrecht, Toffoli afirmou que a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante as investigações da Lava Jato pode ser considerada um dos “maiores erros judiciários da história do país”.

Compartilhe
Leia Também
Comente

Um comentário

  1. Genildo

    O ex advogado geral da união do governo Lula, ex advogado do Partido dos Trabalhadores e atual ministro do Socialista Tribunal Federal – STF, pelo menos teve a sensatez de não dizer que o barco encontrado no sítio de Atibaia como os nomes de Lula e Marisa, os pedalins com nomes dos netos, roupas com nomes bordados, notas fiscais e recibos nominais, projetos de adega personalizados e tantos outros objetos pessoais não foram plantados no local pela Policia Federal com o intuito de incriminar Lula. Pelo menos isso……mas já deixou bem claro que a brecha para a devolução de 6 bilhões aos ladrões, corruptos, lavadores de dinheiro é uma realidade e esta escancarada.

    1. Satanás

      “Conje! O plural de pedalim é pedalins, viu?!?”
      Quá! Quá! Quá!

      1. Genildo

        E plural de corrupção é PT mesmo?

  2. Carlos Marques

    Como cantava o poeta:
    É a volta do cipó de aroeira
    No lombo de quem mandou dar.
    Os entreguistas, os aliados de neofascistas, os que estavam acima da lei, todos eles estão na mira do Estado Democrático de Direito.
    É a vitória da Democracia. Ditadura militar nunca mais.

  3. Campos

    O ex-ministro do governo Bolsonaro e o bolsonarista Deltan vão agora enfrentar a dura lex, sed lex. Mas ainda com a vantagem de não receberem o mesmo tratamento ilegal que eles aplicaram a Lula e seus aliados.

  4. Anubian

    Marreco deve estar se arrependendo até o último fio de cabelo por ter entrado na onda do Movimento Bunda Lelê e virado oposição ao Borsalino.

    Foi lá todo pimpão dizer que era graças ao Petê que a Puliça tinha liberdade pra investigar e punir, assistiu o STF anular a operação, colocar o bandido na presidência, vai ser cassado, e no mínimo ter que pagar uma indenização polpuda pro mafioso cachaceiro, isso se não acabar preso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios