Assembleia Legislativa aprovou homenagem ao ex-prefeito que mudou a história de Cambé
Uma obra que melhorou a vida de todos os cambeenses e de quem transita pela BR-369 acaba de ser batizada com o nome de um dos seus maiores articuladores. O Viaduto Bratislava passa a se chamar Viaduto José do Carmo Garcia, em homenagem ao ex-prefeito de Cambé, falecido no dia 06/06/2023.
Dois projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná trataram da denominação. O primeiro, de número 503/2023, foi assinado pelo deputado estadual Tiago Amaral (PSD). O segundo, de número 512/2023, encaminhado pelo Governo do Estado. Por terem o mesmo teor, as duas propostas tramitaram em conjunto e, assim, foram aprovadas em plenário nesta terça-feira, 11 de julho, dia em que Zé do Carmo completaria 71 anos de idade.
Zé do Carmo, um visionário
Como lembra Tiago Amaral, que preside a Comissão de Constituição e Justiça, “Zé do Carmo é responsável por um dos movimentos mais importantes de todas as cidades do Paraná, não só de Cambé, que é o movimento de industrialização”.
Para o parlamentar, Zé do Carmo foi um visionário: “Na década de 80, ele focou na geração de empregos de qualidade e transformou a cidade de Cambé no que ela é hoje, uma potência industrial. Ele entendeu que o que as pessoas mais querem é a oportunidade de trabalhar. Cambé dá exemplos graças àquilo que ele construiu”, ressalta Tiago Amaral.
Na mensagem que encaminhou à Assembleia, junto ao projeto 512, o governador Ratinho Junior reconheceu o legado de Zé do Carmo. “O seu dinamismo, poder de articulação e diálogo permanente com a comunidade revolucionaram a administração de Cambé. São conquistas históricas nas áreas da saúde, educação, planejamento, lazer, cultura, esporte e, em especial, da industrialização, na qual figurou como referência estadual na geração de emprego e renda”, justificou Ratinho Junior.
Liderança municipalista nacional
A luta de Zé do Carmo por Cambé foi também uma luta por todos os municípios do Paraná e do Brasil. Tanto que ele presidiu a Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema), a AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e a Femupar (Federação das Associações dos Municípios do Paraná). E em 2005, tornou-se líder nacional dos prefeitos, ao assumir a presidência da ABM (Associação Brasileira de Municípios).