Capacidade x Celebridade, onde o Londrinense vai depositar a sua confiança nesse ano?

Por Jeferson Gibelatto

Tenho andado por Londrina e ouço bastante sobre a viabilidade eleitoral dos possíveis candidatos. Entretanto, um forte questionamento brotou em minhas reflexões: O que é um candidato viável?

Que pese a individualidade de minhas observações, constato pela opinião aferida pelos cidadãos, que os principais critérios para qualificar um candidato são: o quanto ele é conhecido e se apoia a direita ou a esquerda.

Observei que não há preocupação do eleitor quanto às aptidões técnicas destes candidatos para ocuparem cargos no legislativo ou executivo.

Andei por Londrina e senti falta de um saudável diálogo sobre os problemas que enfrentam os nossos jovens e crianças de classes humildes e marginalizadas.

Aliás, percebi mais ataques do que propostas.
Andei por Londrina e senti a dor de nossos irmãos e irmãs em situação de rua.
Propostas para eles? Sim, há, mas aparentam ser medidas paliativas para evitar o desconforto ao restante de sociedade.

Sinto falta de ideias que possam prevenir essa degradação do indivíduo.
Andei por Londrina e senti a dor promovida pela violência e criminalidade.
Ouvi muito sobre aumentar o tempo de prisão e até mesmo pena de morte.
Fica a pergunta: queremos justiça ou simplesmente uma vingança?

Resumindo, tenho andado muito por toda a nossa cidade, utilizado cada hora de almoço, cada noite, cada fim de semana e feriado, ouvindo às pessoas, todas elas. Principalmente aquelas que nunca são ouvidas e tenho a impressão que por conta dessa falta de informação sobre a Londrina real, existem tantos projetos de lei desconexos da realidade.
É preciso que a sociedade real abandone o barco das discussões inócuas, Londrina passa por um período de oportunidades que talvez se feche em pouco tempo, e aqueles que pretendem ocupar os espaços públicos devem atentar-se para a vida real, para o dia a dia.
Penso que o grande objetivo para qualquer homem público deva ser: cuidar, promover, incentivar e abastecer Londrina de bons projetos.

Com devido respeito aos que nos trouxeram até aqui, agora o londrinense merece: emprego digno, saúde de qualidade, educação transformadora e paz.
Sejam bem-vindos ao debate público todos aqueles que queiram romper as “bolhas” e por a mão na massa.

Jeferson Gibelatto é professor em Londrina

Compartilhe
Leia Também
Comente

Um comentário

  1. Alisson

    É de pessoas como o Professor Jeferson Gibelatto que precisamos colocar a frente de Londrina, uma pessoa que realmente se preocupa com um todo na cidade, e não apenas onde o convém como podemos ver.

  2. Bender Moura

    Bem colocado o seu texto, pontos que devem ser debatidos afim de melhorar a cidade de Londrina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios