O PT e alguns aliados fez de tudo para derrubar o ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, nomeado no governo de Bolsonaro, alegando que ao manter os juros nas alturas, ele trabalhava contra o país.
Clique aqui e receba notícias do Paçoca com Cebola no Whatsapp
Pois bem, quase um ano após a saída de Campos Neto, o atual presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Lula e referendado pelo Senado, adota a mesma política de seu antecessor, e mantém os juros da taxa Selic em 15%. A manutenção da taxa em 15% foi anunciada ontem pelo Comitê de Política Monetária, o Copom. O argumento também é o mesmo: conter a inflação acrescido da instabilidade provocada pela taxação do governo de Donald Trump. A diferença é que agora o PT não diz que o BC está trabalhando contra o pais.
Enquanto isso o Brasil amarga a segunda maior taxa de juros do mundo. Veja quadro abaixo
















3 comentários
Genildo
A instabilidade provocada pela taxação do governo de Donald Trump não tem absolutamente nada haver com nossa taxa de juros, o que pesa são os péssimos gastos do governo federal que fez com que só em março de 2025 nossa divida publica subisse 16 bilhões, ou seja 79% de nosso PIB em 2025, em 2024 foi de 76,5%. A projeção para 2028 é de 84,3%, algo insustentável.
https://www.gov.br/fazenda/pt-br/assuntos/noticias/2025/abril/divida-publica-federal-sobe-r-16-bilhoes-em-marco-de-2025-e-atinge-r-7-51-trilhoes
O PT esta quebrando o Brasil mais uma vez.
https://pt.tradingeconomics.com/brazil/government-debt
Mas podem ficar tranquilo, mais 2 ou 3 anos e saímos da vice liderança para o primeiro lugar desse pódio.
Faz o L fdp ……………..
Há Lagoas
O silêncio sepulcral da esquerda e seus eleitores é algo constrangedor! Se o imaculado Lula gastasse menos do que arrecada, quem sabe a taxa de juros poderia cair? Mas agora, a senil criatura está preocupada com sua reeleição e, para isso, levará o país à bancarrota para se perpetuar no poder…
Brendon
Campos Neto não tinha culpa alguma, assim como o Galípolo. A taxa alta infelizmente é necessária quando o governo assume o risco de gastar muito. Possivelmente se tivesse feito o dever de casa estaríamos com uma taxa mais suave. No caso do Brasil o fator interno tem interferido mais do que o externo na taxa de juros.