Dia D contra a Dengue em Londrina

do N.Com

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove, neste sábado (14), o Dia D de Combate à . As ações estão planejadas para ocorrer das 7h30 às 13h30 e abrangem as regiões norte e oeste, além do Terminal Urbano Central. A programação consiste em visitas domiciliares, orientação sobre os cuidados com a dengue e aplicação de inseticidas em Unidades Básicas de Saúde (). A campanha vem de encontro à convocação federal do Ministério da Saúde.

Dia D contra a Dengue em Londrina
Foto: Vivian Honorato/Arquivo

“Estamos em um período crítico no combate à dengue, e a participação de toda a comunidade é fundamental para enfrentarmos esta batalha. O esforço ser coletivo. Pequenas atitudes, como evitar água parada em recipientes, tampar caixas d’água e realizar vistorias regulares em casa, salvam vidas. Reforçamos que a conscientização é o primeiro passo para a prevenção”, explicou o gerente da Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas.

Na , está previsto a Borrifação Intradomiciliar Residual (BRI) nas UBSs do Jardim Amparo, e nos conjuntos Milton Gavetti, João Paz, Aquiles Stenghel e Maria Cecília. Nos bairros Columbia e Columbia II, na zona oeste, 20 agentes de combate às endemias passarão nas residências aplicando larvicidas e orientando os moradores sobre os cuidados necessários. Ao todo, a região abrange 997 . O Terminal Urbano Central receberá a feira da saúde, com trabalhos de conscientização dos transeuntes sobre as formas de prevenção ao Aegypti, mosquito que transmite a dengue e outras doenças.

De acordo com o Ribas, as regiões norte e oeste foram escolhidas devido ao aumento no número de casos de dengue nos últimos dias. Já o Terminal Central foi selecionado por conta do grande número de pessoas que transitam no local.

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde aponta que a cidade soma, desde janeiro deste ano, 69.766 casos notificados de dengue. Destes, 41.849 foram confirmados, 6.452 estão em investigação e 52 óbitos foram registrados por causa da doença.

Texto: Lucas Worobel, sob supervisão dos do Núcleo de Comunicação da de .

Compartilhe
Leia Também
Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *