Dr Marcelo Belinati, o prefeito, recebe a jaca: Saúde de Londrina apavora até médicos

Durante a campanha eleitoral, o então candidato a prefeito Marcelo Belinati, médico por profissão, dizia todo santo dia e todo dia santo que sobrava dinheiro na saúde, que faltava na verdade era gestão, gerenciamento.

Agora está provando do próprio remédio. Por mais que tentou, não conseguiu emplacar um médico de renome na Secretaria da Saúde. Foi para o Plano B, nomeou quem aceitou.

Passados 11 meses e 8 dias – para não dizer um ano de governo senão os áulicos vão dizer que o blog pega no pé – os problemas na Saúde se agravaram consideravelmente. E a denúncia não veio da oposição.

O Sindicato dos Médicos, junto com vereadores, promotores e outras autoridades, vistoriou várias unidades de saúde, conversou com médicos, enfermeiros e pacientes. E puderam conferir in loco as péssimas condições de trabalho dos profissionais e de estrutura do serviço municipal de saúde em Londrina.  Esta foi a terceira rodada de visitas, que já aconteceram recentemente nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Jardim Sabará, Jardim Leonor e Jardim do Sol.

O grupo que percorreu as instalações da Maternidade e do PAI foi composto pelo presidente do Sindmed, Alberto Toshio Oba, e pelos diretores Mário Machado Júnior e Cláudio Talarico,  acompanhados pelo promotor Paulo Tavares, da Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais, pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cicero Cipriano Pinto, e assessores do presidente da Câmara Municipal, Mário Takahashi, e o do vereador João Martins, da Comissão de Seguridade Social, que não puderam estar presentes.

A exemplo do que já havia sido verificado nas UPAs, a estrutura física nas instalações é precária – portas que não fecham ou não existem, camas e berços quebrados,  fios soltos, rachaduras, infiltrações, mofo, goteiras e vários outros problemas decorrentes da falta de manutenção. Também  faltam  equipamentos e medicamentos, até mesmo básicos – no PAI  não havia amoxicilina. Na maternidade a pediatra plantonista não tinha sequer um estetoscópio infantil e faltam oxímetros.

A situação se agrava nos dias de calor.  No PAI, onde há equipamentos de ar-condicionado instalados estes não funcionam e são poucos os ventiladores. Há salas sem janelas, sem nenhuma ventilação. Na Maternidade, a mesma situação: quartos quentes, ventiladores quebrados.  E conforme o verão vai chegando, a situação piora.  A falta de conforto térmico tende a afetar os recém-nascidos. Segundo relatos colhidos junto aos funcionários, no verão os bebês fazem quadros de hipertermia devido à instabilidade térmica, o que triplica o número de exames necessários no período.

A segurança é outro  problema grave, principalmente no PAI. Invasões do prédio, roubos de pertences de funcionários e pacientes são comuns, devido à fragilidade das instalações, muros baixos e sem grades. Faltam portas. Não há guardas ou vigias.

“São muitas circulares internas sem respostas”, disse uma médica do PAI, relatando que tudo é documentado para a Secretária de Saúde, mas nenhuma atitude é tomada pelo poder público. “É quase como um campo de batalha. Temos que fazer muito com poucos recursos”, reforça.

Compartilhe
Leia Também
Comente

6 Comments

  1. Olavo sem Carvalho

    Marcelo é a maior fraude da pol~itica dos ultimos tempos no Brasil. FORA TEMER – FORA BILINHA

  2. LUIS CLAUDIO CRISTIANO

    FORA BELINATI, FORA BELINATI, belinati será prefeito mais lembrado de LONDRINA por aumentar desproporcionalmente o IPTU, por acabar com passe livre justamente das pessoas mais carentes, belinati esta destruindo nossa cidade, IPTU DE LONDRINA VAI VIRAR CASO DE POLICIA, JUDICIÁRIO,,

  3. Roberto

    Sem dúvida a cidade atravessa uma das piores crises no setor de saúde . O pior de tudo isto é que o prefeito de direito pois foi eleito é médico e teve na saúde a sua bandeira .
    Digo de direito pois ele não tem coragem e nem capacidade para gerir uma cidade deste porte ,e quem o teleguia é um politiqueiro que não tem compromisso com a cidade.. Basta ver a quantidade de votos que teve na cidade quando CONCORREU para prefeito.
    Enfim pelo andar da carruagem este sobrinho vai ser bem pior do que o tio , pois pelo menos nas suas gestões a saúde era muito melhor.
    Votei nele , mas hoje tenho até vergonha de falar isto , pois a cidade esta totalmente a deriva com alguns puchas sacos na sua assessoria sendo que a maioria é INCOMPOETNTE e não tem nenhuma capacidade para administrar nada.
    Belinatinho veja se acorda , pois também o seu vice é uma outra ameba e assim a cidade esta sem alternativa. Só Jesus na causa.

  4. Aluisio Jr

    Isso porque ele é amigo do ministro, imagina se
    Não fosee

  5. corneta

    E por isto cassaram o BOCA ABERTA, por falar a verdade BNELINATI e VEREADORES PICARETAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios