Empresários assinam carta em apoio ao sistema eleitoral

da Carta Capital

Um grupo de empresários aderiu a uma carta em defesa da democracia brasileira e do sistema eleitoral nesta segunda-feira 25. O manifesto, gestado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, ganhou assinaturas de peso no mundo empresarial e financeiro.

Entre os nomes a assinarem o texto estão os de Roberto Setubal e Cândido Bracher (Itaú Unibanco), de representantes da indústria como Walter Schalka (Suzano) e de responsáveis por empresas de bens de consumo como Pedro Passos e Guilherme Leal (Natura).

Assinaram a carta também Eduardo Vassimon (Votorantim), Horácio Lafer Piva (Klabin), Pedro Malan (ex-ministro da Fazenda do governo Fernando Henrique Cardoso), o economista José Roberto Mendonça de Barros e o cineasta João Moreira Salles.

A “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito” será lançada na faculdade em 11 de agosto, no Pátio das Arcadas.

“Nossas eleições com o processo eletrônico de apuração têm servido de exemplo no mundo. Tivemos várias alternâncias de poder com respeito aos resultados das urnas e transição republicana de governo. As urnas eletrônicas revelaram-se seguras e confiáveis, assim como a Justiça Eleitoral. Nossa democracia cresceu e amadureceu, mas muito ainda há de ser feito”, diz um trecho da carta. (leia mais)

Compartilhe
Leia Também
Comente

12 Comments

  1. Genildo

    Se o processo eleitoral eletrônico brasileiro tem servido de exemplo para o mundo qual o motivo dos banqueiros que assinam o manifesto não adotarem esse mesmo sistema em seus bancos?

    1. Satanás

      Porque esses banqueiros não são servidores nem dirigentes da Justiça Eleitoral. E suas agências bancárias são zonas eleitorais. Simples, né?!? Quá! Quá! Quá!

      1. Genildo

        Mas se é tão confiável é só adotarem o mesmo sistema nos bancos em que são donos, não precisam ser servidores, dirigentes eleitorais ou transformarem suas agencias em zonas eleitorais para que isso ocorra, só precisam ser donos das instituições financeiras, e já são de fato.
        E tu é daqueles que acreditam que os banqueiros iriam apoiar o Bozo depois que ele criou o PIX e fez os bancos particulares deixarem de arrecadar 40 Bilhões só no TED vai lá e continua pagando por transferências. Finado Magalhães Pinto, ex-dono do banco Nacional é que dizia: “QUEM GOSTA DE BANCO É BANQUEIRO E COMUNISTA”

        1. Satanás

          Nada como um intenso ataque de nervos para um bolsonarista repetir argumento de líder do centrão. Quá! Quá! Quá! E argumento mentiroso. Qualquer pessoa medianamente informada sabe que PIX foi criado no governo Temer e nem foi pelo Temer, foi por técnicos (trabalhadores, entendeu?) do Banco Central. E não foi nenhuma novidade. Sistemas como o PIX existem em praticamente todos os países do mundo que tem sistema bancário moderno. Aliás, quando alguém do cercadinho perguntou sobre o PIX para o genocida, ele candidamente disse ia se informar. Brother, a única coisa que o governo bolsonaro criou com firmeza foi o óleo de soja e o leite longa vida a R$ 10,00 cada. Quá! Quá! Quá!

      2. Genildo

        Já entendi sua resposta, tivemos aqui mais um mau entendido face a dificuldade cognitiva dos membros da esquerda, então vou refazer o questionamento da maneira mais lúdica possível:

        SE O SISTEMA ELETRONICO ELEITORAL BRASILEIRO É TÃO SEGURO PORQUE NÃO ADOTAM EM TRNSAÇÕES BANCÁRIAS NO CAIXA ELETRÔNICO NAS AGÊNCIAS, VIA PC OU POR APLICATIVO? ECONOMIZARIAM BILHÕES EM SEGURANÇA CIBERNÉTICA.

        Ufa…….acho que agora vai!

        1. Satanás

          Quá! Quá! Quá! Demorou pra entender, né?!? Quá! Quá! Quá! Mas vá tentando… Quá! Quá! Quá!

  2. Mateus Oliveira

    Ó céus! Como uma carta em defesa da democracia e do sistema eleitoral pode provocar um ódio tão intenso aos seus assinantes por parte dos bolsonaristas? Difícil acreditar na “democracia bolsonarista” quando, em pleno Século XXI, eles ainda babam fel diante de defensores do Estado Democrático de Direito. Para o bem do Brasil, Bolsonaro já deveria ter sido afastado do governo não fosse Lira, Aras e o centrão.

  3. Genildo

    A esquerda, por incompetência gerencial e ausência total de caráter, esta sempre se postando como defensora disso ou daquilo, como se tivesse procuração do cidadão brasileiro. Decide em nome da sociedade toda que é única e real defensora do Estado Democrático de Direito e aquele que discordar, ponderar, contestar será taxado de fascista, nazista, extremista e talvez até preso.
    Deve ser por isso, por todo esse trabalho “voluntário” em nome da “democracia” que eles se sentem no direito de apossarem do dinheiro dos pagadores de impostos, escolherem quais empresas serão agraciadas com sua benevolência, que o diga Eike Batista e os irmão Oliveira, quais países serão beneficiados com obras bancadas com impostos do povo brasileiro.
    Ao povo resta apenas ser o fiador de seu dinheiro emprestado.

    1. José Maria

      Desculpe-me, senhor, mas seus argumentos são patéticos e apenas expressam solidariedade cega a um candidato que, pelo cargo que ocupa, ultrapassa os limites legais ao incentivar a barbárie contra instituições e membros dessas instituições protegidas por ditames constitucionais. Essa Carta nem existiria se o presidente não convocasse sua horda explicitamente para “sabe-se lá o vai fazer mas ela sabe” no dia 7 de Setembro, data de comemoração de um povo, não pra ser usada por terroristas de extrema-direita. Ou se não ficasse comandando sua horda contra um processo eleitoral da qual ele (inclusive seus filhos) participa há dezenas de anos sem apresentar qualquer questionamento. Mas, o senhor pode estar certo, essa Carta, que o presidente a ela se referiu como “cartinha”, não é de esquerda, ela é de todos que defendem o Estado Democrático de Direito. E bom para o país que a esquerda esteja defendendo o Estado Democrático de Direito e não o uso de armas para defender suas posições políticas. Se o senhor não concorda com ela, lamento.

      1. Genildo

        Carta em defesa da democracia chama-se Constituição Federal, a mesma CF que o PT se recusou a assina-la mesmo tendo participado da constituinte, tirando ela é só mais uma manifestação melodramática da esquerda que não se conforma em não estar no poder e teve que se virar, sabe-se lá a qual preço, para ter seu maior representante nas eleições presidenciais quando deveria estar cumprindo pena pelos roubos perpetrados. Se você não concorda com minha opinião problema seu e não lamento em nada!

  4. Campos

    O que é mais grave é miliciano desse governo pressionando empresário para retirar sua assinatura dessa carta em defesa da Democracia, conforme está sendo noticiado hoje em portais importantes da internet.

    1. Genildo

      Olha…..pelo que vi e li nesses “portais importantes da internet” confirmam sim uma pressão mas é para que ASSINASSEM essa tal cartinha e se não o fizessem estariam fora de um eventual governo….. talvez apenas uma questão de má interpretação de sua parte, obviamente que de forma despretensiosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios