Desde 2008

Editor:
Cláudio Osti

Ex-vereadora e deputada Elza Correia está na lista das 30 brasileiras mais influentes nas políticas públicas para mulheres

3 comentários

Criadora da primeira casa abrigo para mulheres vítimas de violência do país, Elza Correia foi reconhecida com o título durante a V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

Ex-vereadora e deputada Elza Correia está na lista das 30 brasileiras mais influentes nas políticas públicas para mulheres

A ex-vereadora e ex-deputada estadual Elza Correia, de Londrina, foi homenageada durante a V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada em Brasília. Ela foi reconhecida entre as 30 mulheres brasileiras que mais contribuíram para a construção e fortalecimento de políticas públicas voltadas às mulheres.
O evento, promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), reúne cerca de três mil participantes de todo o país. Entre as homenageadas, estão nomes de grande relevância nacional, como a farmacêutica Maria da Penha, símbolo da lei que criminalizou a violência doméstica; a vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018 e que se tornou um ícone na luta por justiça e igualdade; e a ex-governadora e senadora Benedita da Silva, primeira mulher negra a ocupar esses cargos no Brasil.

Clique aqui e receba nossas notícias pelo whats app

Pioneirismo em Londrina e no país
Elza Correia foi uma das pioneiras na luta pelos direitos das mulheres no Paraná. Em 1993, à frente da Coordenadoria da Mulher em Londrina, ela criou um projeto inédito no Brasil: a Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência, que oferecia acolhimento e proteção a mulheres em situação de risco.
O projeto foi premiado pelo Instituto Ford e se tornou referência nacional, servindo de base para iniciativas semelhantes em todo o país, como a Casa da Mulher Brasileira, implementada pelo governo federal a partir de 2013.

Conferência Nacional
A V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres acontece em Brasília ao longo de setembro. O encontro foi definido por unanimidade em votação no CNDM e tem como objetivo propor avanços e consolidar estratégias de enfrentamento às desigualdades de gênero.

Da Assessoria

Compartilhe:

Veja também

3 comentários

  • Claudio Espiga

    Não posso esquecer dela me ameaçando com demissão quando eu cobrava melhorias na Segurança de Londrina.
    Eu era funcionário da Uel e ela puxa saco do Requião e do Delazari!!!

    Uma “democrata”, sqn!!

  • Carlos Bazani

    Elza Correia é uma pessoa séria. Uma pena não estar nessa Câmara fraca e submissa ao Prefeito.

  • Nirivaldo Sidellini

    Homenagem merecida. Faz lembrar que Elza tinha grandes chances de se eleger prefeita de Londrina em 2000, como resposta aos escândalos da gestão de Belinati (por falar nisso, cadê os 186 milhões da Sercomtel?).
    Mas as discussões internas no PMDB impediram a candidatura dela, que acabou sendo a vereadora mais votada. É uma pena que, nos últimos anos, pessoas da qualidade dela perderam espaço na política londrinense.

Deixe o seu comentário